“Mais do que nós, homenageados, hoje quem está satisfeita é a nossa classe que vem sendo cada vez mais valorizada”, declarou o advogado Luiz Carlos Montagner, em nome de outros 10 profissionais de Itapema que receberam honrarias concedidas pela OAB/SC na noite desta terça-feira (13), em cerimônia que contou com a participação do presidente da Seccional, Rafael Horn.
“O mínimo que cabe ao dirigente de Ordem neste momento de celebração é agradecer, pois muitas das conquistas que obtivemos decorrem do trabalho realizado pelos homenageados que, lá atrás, começaram lutando com uma máquina de escrever. As trajetórias inspiradoras desses ícones são os faróis que iluminam a nossa busca constante para facilitar e valorizar o exercício da advocacia catarinense", ressaltou Horn, durante a entrega das honrarias.
Na cerimônia, cinco ex-presidentes da Subseção de Itapema foram agraciados com a Medalha Florisvaldo Diniz, comenda que é concedida pela OAB/SC como forma de reconhecer o trabalho dos profissionais no período em que estiveram no exercício da presidência. A solenidade ainda jubilou seis advogados, homenagem que é prestada àqueles com décadas de contribuição à Ordem.
A presidente da Subseção de Itapema, Jalusa Mayer Guimarães, observou que a celebração alivia o peso do contexto de pandemia pelo qual estamos passando. “Foi uma noite de extrema alegria para a advocacia da região. Recebemos com toda segurança os colegas prestigiados e agora queremos que eles continuem nos visitando e abrilhantando a Subseção com as suas presenças”, declarou.
O Sistema OAB/SC tem promovido homenagens aos ícones da advocacia catarinense por todo estado, conforme destacou a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Cláudia Prudêncio. “Ouvimos muitas histórias emocionantes sobre o passado, as quais com certeza contribuem com o que estamos entregando para o futuro da nossa classe”, concluiu.
Homenagens
A Medalha Florisvaldo Diniz leva o nome do primeiro presidente de Subseção, o qual se dedicou à advocacia por 60 anos. Receberam a comenda os ex-presidentes da Subseção de Itapema Eliseu Casagrande, Carlos Alberto Madeira Filho, Márcio Ándre Sachet, Fernando Francisco Afonso Fernandez (representado pela esposa, Paola Steil Miranda Fernandez) e Jean Leomar Pereira.
O jubilamento é uma honraria prestada pela OAB/SC desde 1987. Em 2009, o Conselho Federal uniformizou nacionalmente as condições para recebimento da homenagem: 45 anos de inscrição ou 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de contribuição. Foram jubilados os advogados Ivo Osmar Kochenborger, Julio Cezar Graziottin, Leida Maria M. Vieira, Luiz Carlos Montagner, Nery Diniz Correa e Teófilo Geesdorf.
Presenças
A solenidade desta terça-feira (13) também foi prestigiada pelo diretor-tesoureiro da Seccional, Juliano Mandelli, pelo secretário-geral adjunto da CAASC, Jorge Alencar Paixão de Barros, pelos presidentes das Subseções OAB de Palhoça e Brusque, Leonardo Bernardino Rachadel e Renato Munhoz, respectivamente.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC