A OAB Santa Catarina promoveu o 1º Colégio de Presidentes das Comissões da Mulher Advogada da gestão 2022/2024, reunindo representantes das 52 Subseções catarinenses para conectar e fortalecer a atuação da advocacia feminina no Estado. O evento ocorreu ao longo da tarde desta quinta-feira (23), no auditório da Seccional em Florianópolis. A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, exaltou a importância da iniciativa durante a cerimônia de abertura do encontro que contou com apresentação de projetos interinstitucionais e palestras. O vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, assim como a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, participaram da reunião colegiada.
“Nestes primeiros meses, visitamos as 52 Subseções para ouvir as mulheres advogadas de Santa Catarina. A realização deste Colégio sempre foi uma das prioridades desta gestão. Não é à toa que convocamos tanto as presidentes de Comissões da Mulher Advogada, quanto as advogadas presidentes de Subseções e de outras Comissões, assim como todas as nossas conselheiras estaduais e federais. Queremos estimular, a partir de eventos como esse, que as mulheres continuem assumindo cargos e posições de liderança. Com isso, vamos tecer uma verdadeira rede de apoio para cuidarmos umas das outras e aumentarmos o sentimento de pertencimento”, reiterou Cláudia Prudêncio em sua fala inicial.
O vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, destacou a importância da paridade nos quadros da Ordem durante a solenidade de abertura do encontro. “Nada melhor do que o Colégio de Presidentes das Comissões da Mulher Advogada ser realizado sob a presidência de uma advogada, a nossa presidente Cláudia Prudêncio. Melhor ainda quando ela está ladeada por outras grandes mulheres, as quais orgulham a advocacia catarinense e brasileira, pois muitas delas participam do Conselho Federal da OAB. Hoje é um momento de celebrar e falar do orgulho de fazer parte e presenciar essa história”, declarou o membro honorário vitalício da Seccional de Santa Catarina.
Quem também exaltou o evento foi a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do CFOAB, Cristiane Damasceno. “É uma felicidade poder participar de um encontro tão especial quanto este, ainda mais com tantas Subseções da OAB Santa Catarina presentes. Galgar espaços de poder é uma luta e um processo muito intenso, o que nos faz celebrar vitórias como esta de ver uma mesa composta 90% por mulheres”, observou Cristiane, antes de reafirmar o seu compromisso em persistir com a luta pela advocacia feminina.
O Colégio teve a programação conduzida ao longo da tarde pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional catarinense, Karen Di Pauli Nascimento. “Os projetos que serão apresentados hoje combatem situações que muitas de nós vivenciamos ao longo das nossas trajetórias de vida e carreiras profissionais. Portanto aproveitem o dia, ouçam e levem para as suas Subseções. Sejamos o apoio, não percamos os valores e mantenhamos os nossos princípios”, asseverou Karen.
A vice-presidente da CAASC, Herta de Souza, enalteceu a reunião colegiada e chamou atenção para a necessidade dos presentes multiplicarem as ações e propostas debatidas. "Eu parabenizo a presidente Cláudia Prudêncio, grande incentivadora dos projetos que hoje serão apresentados. Assim como parabenizo cada um de vocês que se deslocou de suas casas para participar deste lindo encontro e tratar de assuntos que podem transformar a vida de tantas mulheres e famílias", frisou.
Também compuseram a mesa diretiva da solenidade: a secretária-geral da OAB/SC, Maria Teresinha Erbs; a tesoureira-adjunta da Seccional, Caroline Rasmussen; a conselheira federal da OAB por Santa Catarina, Rejane Sanchez; a presidente do TED da OAB/SC, Luciane Mortari; a diretora-geral da ESA/SC, Fernanda Sell de Souto Goulart; e o coronel Alex Sandro Zeferino, comandante do 1° Comando Regional de Polícia Militar.
Lançamentos
Na oportunidade, projetos institucionais desenvolvidos em conjunto com Comissões do Sistema OAB Santa Catarina foram lançados. A começar pelo programa Protetores do Lar, instituído pela Polícia Militar de Santa Catarina, que conta com o apoio da Seccional e das Subseções para reduzir casos de violência doméstica no Estado por meio de ações socioeducativas com estudantes do ensino médio.
O projeto OAB Por Elas, criado em 2018 no âmbito da Subseção de Balneário Camboriú, também teve espaço especial na programação. A Seccional promoveu a estadualização dessa iniciativa no Colégio de Presidentes das Comissões da Mulher Advogada, com o intuito de ampliá-la as 52 Subseções catarinenses.
Palestras
A advocacia que participou do evento pôde assistir ainda palestras a respeito do protagonismo feminino não apenas no exercício da advocacia, mas também diante dos seus próprios negócios. Pioneira em metodologias de autodesenvolvimento em grupo no Brasil e Mestre em Administração, a empresária Vanessa Tobias conduziu painel sobre liderança e comunicação interpessoal.
Encerrando a programação do encontro, foi a vez da advogada Cristiane Damasceno apresentar a palestra intitulada “As 10 chaves para o sucesso”. Na oportunidade, Cristiane relembrou da campanha “Advocacia Sem Assédio” lançada no início deste ano, a qual continua ativa atendendo demandas de todo o país.
Fotos: Isis Lacombe.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC