Vai pegar a estrada nas férias? Redobre os cuidados com a direção, a manutenção do veículo e as regras de trânsito. Santa Catarina apresenta o segundo maior número de acidentes com vítimas no país: 6.731 (12,4%) – segundo dados de um levantamento elaborado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) – e a Comissão de Direito do Trânsito da OAB/SC dá algumas dicas de prevenção ao cidadão.
“Antes de sair de casa, verificar a situação dos pneus, calibragem, trocas de óleo, freios, excesso de bagagem que dificulte a visão do motorista. Orientamos ainda para não dirigir por muitas horas seguidas, realizar paradas frequentes para descanso, e não combinar álcool e direção”, guiam Jean Tadeu Campos e Daniela Beck Penna, integrantes do grupo. Obedecer à sinalização nas estradas e não usar o celular ao dirigir também são fundamentais para garantir viagens mais seguras.
Santa Catarina é o segundo Estado com mais acidentes com vítimas, atrás apenas de Minas Gerais, e o quarto com mais mortes em estradas federais. “O Estado vem se reorganizando para termos mais subsídios e diagnosticar essa realidade. É importante construir um levantamento preciso para que possamos avaliar essa questão. Esse é o primeiro passo, e é uma das prioridades da nossa Comissão de Direito do Trânsito para o ano de 2020”, reforçam os integrantes.
Planos 2020
A Comissão está articulando junto ao Detran/SC um projeto de educação no trânsito nas escolas catarinenses. A ideia é levar palestras sobre infrações de trânsito e o Código Brasileiro de Trânsito para o interior do Estado. “Vamos trabalhar coleta de dados e divulgação de estatísticas de acidentes de trânsito, cobrando metas e cumprimento das mesmas, para assim conseguirmos uma maior efetividade no combate aos acidentes de trânsito, tornando esse um projeto piloto na aplicação do mesmo em todo o território nacional”, enfatizaram.
Ainda, para o ano de 2020, estão previstos mais seminários da Comissão de Direito de Trânsito – Maio Amarelo; Semana do Trânsito (setembro) e Dia da Vítima de Acidente de Trânsito (novembro).
“A Comissão tem acompanhado a questão da saúde, a fim de se inteirar dos principais problemas enfrentados nessas áreas e de elaborar soluções práticas e eficazes no combate aos acidentes de trânsito em todo o Estado”, acrescentaram.
A Comissão de Direito do Trânsito foi criada em setembro de 2019. “Realizamos nosso primeiro seminário, que tratou exatamente da questão da Redução de Acidentes. Nele esteve presente a Diretora do Detran, a qual nos colocou toda a situação do Detran, como receberam o órgão e quais são as realizações e metas para os próximos anos. O secretário de Saúde também apresentou seu painel e suas preocupações com os altos custos decorrentes de acidentes de trânsito, principalmente com motocicletas. O Cetran também participou e mostrou seu papel tanto no julgamento de recursos, quanto com suas orientações no que tange ao cumprimento do Código de Trânsito”, relataram.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC