“Gratidão é a memória do coração. Repito mais uma vez essa frase porque ela serve muito para o dia de hoje. A Seccional catarinense pode retribuir e agradecer a todos que fizeram parte da construção da advocacia e da Ordem. Esse sentimento fez com que fosse instituída a medalha Florisvaldo Diniz com o intuito de homenagear os presidentes de subseções que carregam a história da nossa instituição, que completa 88 anos”, discursou o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, ao conduzir a solenidade de homenagens à advocacia da Subseção de Lages, na noite de segunda-feira (03), na sede da Ordem local.
A iniciativa da atual gestão da OAB/SC de reconhecer quem presidiu as subseções catarinenses é uma forma de valorizar a contribuição voluntária dos profissionais à classe. Em 2019, Horn criou a Comenda Florivaldo Diniz, que foi o primeiro presidente de subseção da Ordem em Santa Catarina. A medalha presta homenagem aos dirigentes das 49 unidades representativas da Seccional no Estado.
Para o presidente da Subseção de Lages, Rodrigo Goetten Almeida, o ato foi motivo de alegria e orgulho para a classe interiorana, “Homenagear significa rememorar. Aos jubilados, digo que a advocacia é o que os senhores construíram para nós. E aos ex-presidentes de subseções, a OAB é o que todos construíram para nós. Essa é a nossa conclusão do evento de hoje”, declarou o dirigente.
Prestigiando a solenidade, o vice-presidente da CAASC, Pedro Cascaes Neto, representou a presidente Cláudia Prudêncio. Do púlpito, o dirigente salientou seus votos aos homenageados: “Desejo bons anos de vida na militância da advocacia para que continuem desenvolvendo com muito orgulho e muita altivez”.
Entre os jubilados estiveram os advogados e advogadas Luiz Alfredo Vieira; Afrânio Tadeu Camargo; Vinícius Waltrick; Neusa Sebastiana da Costa; Elione Izete de Souza; Rogério Telmo Ramos; Ercelino Hercílio de Souza; Paulo Roberto Viero; Mario augusto Bertoti Filho; Nelson Rogério de Campos; Gibrail Dib Antunes; e Lúcia Helena Faraco de Oliveira.
Já os agraciados com a Medalha Florisvaldo diniz foram os-presidentes Edézio Henrique Henrique Caon; Augusto Carlos Pereira Furtado; Paulo Roberto Viero; Delmar Sabatini Fernandes; João Gabriel Testa Soares; Angelo Roberto Spiller; e Célio Adriano Spagnoli.
Em 2020, além de Lages, os ex-presidentes da OAB de Tijucas também receberam a homenagem.
Participaram da solenidade em Lages a secretária-geral adjunta Luciane Mortari; o tesoureiro Juliano Mandelli; a vice-presidente da Subseção de Lages, Fernanda Furlan; a conselheira estadual Janaína Manesa; a delegada da CAASC Arlete Bampi Schwinden, entre outros profissionais.
Memória
Nascido em 14 de junho de 1927 e falecido em 25 de janeiro de 2017, Florisvaldo Diniz dedicou quase 60 anos à advocacia catarinense e foi o primeiro presidente de Subseção eleito no Estado. Foi em Itajaí onde ele estreou o mandato de gestão em 1972 – cargo que exerceu por um ano.
A OAB/SC considera indispensável homenagear os presidentes e ex-presidentes das subseções responsáveis por dar voz aos pleitos da advocacia de todas as regiões. A entrega da primeira medalha Florisvaldo Diniz foi realizada a dez ex-presidentes da subseção de São Joaquim. Também, em 2019, a comenda foi concedida a advogados de Porto União e Palhoça.
Jubilados
A OAB/SC concede honraria de jubilamento a advogados pelo serviço prestado à Ordem com 45 anos de inscrição na Ordem ou 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de contribuição profissional, contínuos ou não. São jubilados profissionais pela OAB/SC desde 1987, e, em 2009, foi uniformizado nacionalmente pelo CFOAB. Em 2019, a OAB/SC prestou essa homenagem a advogados de Porto União, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul e Palhoça.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC