Duas cerimônias realizadas nesta quinta-feira (17) na OAB/SC marcaram o encerramento das entregas de credenciais da gestão. Com as 132 credenciais entregues, a gestão contabilizou 7.514 novos advogados em todo o Estado, além de 208 estagiários inscritos desde 2013. Só na Seccional foram realizadas 40 sessões de entregas, todas elas com a participação dos padrinhos, que retomaram o direito de entregar as credenciais aos jovens advogados nesta gestão. No período, houve ainda 995 inscrições suplementares, 363 transferências e 636 registros de sociedades.
Participaram das solenidades desta quinta a Secretária-Geral Ana Blasi, o Diretor-Tesoureiro Luiz Mário Bratti, os conselheiros estaduais Marcos José Cattani, Leonardo Reis e Alexandre Evangelista; o coordenador-geral das Comissões, Renato Kadletz; o ex-vice-presidente da OAB/SC (gestão Carlos Alberto Silveira Lenzi) e ex-conselheiro estadual (1981/1987 e 2001/2009), Saulo Vieira; o advogado jubilado César Beckhauser; e a vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado, Clarissa Medeiros Cardoso.
Em tom de despedida, a Secretária-Geral Ana Blasi lembrou ser a última cerimônia da gestão e lamentou a ausência do presidente Tullo Cavallazzi Filho, que não pode comparecer por razões particulares. “A emoção dos abraços daqueles que vieram receber as credenciais demonstra o que sentimos hoje. Fizemos aqui na OAB/SC uma grande família, e é esse espírito que queremos transmitir a vocês”, disse. Então pediu aos novos advogados que se levantassem para serem aplaudidos pelo auditório.
Entre os demais oradores, Saulo Vieira disse que “o importante do evento não é o ritual, mas o resultado”. O conselheiro Cattani observou que “o advogado é indispensável à administração da justiça, e a sociedade não esperará outra coisa de vocês”. Já o Diretor-Tesoureiro Luiz Mário Bratti lembrou que “esta data é, aos que vão seguir carreira, ainda mais importante que o vestibular e a formatura, pois agora estão habilitados para a advocacia”. E o conselheiro Leonardo Reis afirmou que “talvez sejamos um dos poucos pilares ainda intactos na crise que atravessa o País”.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC