Na manhã desta segunda-feira (30), a OAB Santa Catarina, por meio de sua Comissão de Igualdade Racial, ao tomar conhecimento sobre o episódio de racismo ocorrido em Blumenau, manifestou seu repúdio por meio de uma nota oficial sobre o caso. A Subseção de Blumenau, por meio da sua Diretoria e Comissão de Direitos Humanos, também emitiu uma nota repudiando o mesmo.
“Repudiamos todo e qualquer ato de racismo, que nunca teve e nem terá espaço em nossa sociedade. Nossa Seccional catarinense, juntamente com a Subseção de Blumenau e a Comissão de Igualdade Racial, seguirão acompanhando o ocorrido. Casos como esses jamais serão admitidos”, enfatizou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Nossa Comissão repudia todo e qualquer ato que envolva racismo ou injúria racial. Isto não deve fazer parte de nossa sociedade. Seguiremos lutando e agindo a favor da vítima para que seja acolhida e tenha justiça diante deste episódio entristecedor. Nossa total solidariedade”, destacou a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC, Márcia Lâmego.
Confira a nota oficial da Seccional catarinense:
OAB/SC repudia ato de racismo ocorrido em Blumenau
"A OAB/SC, por intermédio de sua Comissão de Igualdade Racial, vem a público repudiar com veemência o episódio ocorrido na cidade de Blumenau, ao qual teve conhecimento em notícias divulgadas pela imprensa nesta segunda-feira (30). O racismo e a injúria racial não condizem com a sociedade que buscamos e com a missão institucional da Ordem de zelar para que todos os cidadãos tenham acesso às mesmas condições de igualdade, direitos e de justiça.
Ao mesmo tempo, a OAB/SC presta total solidariedade à vítima e empreende esforços para todos os encaminhamentos necessários à apuração dos fatos e responsabilidades, inclusive no âmbito do seu Tribunal de Ética e Disciplina, caso seja confirmado que o autor é profissional da advocacia.
Lamentavelmente, trata-se de mais um episódio simbólico do racismo estrutural que, infelizmente, ainda está enraizado na sociedade. Esperamos que haja punição exemplar para esta prática nociva, humilhante e desumana, que depõe contra todos os esforços com vistas a uma nação livre, plural, democrática e verdadeiramente igualitária."
Florianópolis, 30 de outubro de 2023
Cláudia Prudêncio
Presidente da OAB/SC
Márcia Lamego
Presidente da Comissão de Igualdade Racial