A OAB Santa Catarina firmou o convênio para cooperar com a campanha “Meu Primeiro Título” do TRE/SC, que busca engajar os jovens eleitores catarinenses com idade entre 16 e 17 anos a participarem do processo eleitoral em 2022. O envolvimento da Seccional no projeto cumpre com o papel social da instituição em estimular e defender o exercício da cidadania. A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, e o presidente do TRE/SC, o desembargador Fernando Carioni, oficializaram a parceria na tarde desta quinta-feira (3).
“O nosso objetivo é incentivar o eleitorado jovem de Santa Catarina a exercer de forma consciente os seus direitos enquanto cidadãos. Vamos fazer isso estimulando e auxiliando no cadastramento, especialmente dos jovens mais carentes que estão distantes dos grandes centros urbanos. Acreditamos que a participação deles no processo eleitoral vai fortalecer a cidadania e a democracia”, declarou Cláudia.
A OAB Santa Catarina colocou à disposição do TRE/SC todas as sedes das Subseções no Estado e os 32 Escritórios Compartilhados CAASC para servirem como pontos de cadastramento do eleitorado jovem. “As portas da OAB/SC estão abertas para a campanha que com certeza será um marco para as nossas duas instituições”, afirmou a presidente da Seccional.
O desembargador Fernando Carioni celebrou a cooperação da OAB/SC com o projeto, realçando a cessão de espaços físicos para auxiliar no cadastramento dos jovens eleitores. “Acredito que é um trabalho que vai dignificar Santa Catarina uma vez mais, dando destaque para as ações que aqui fazemos e mostrando também a organização do nosso povo”, observou o presidente do TRE/SC.
A característica apartidária da OAB Santa Catarina foi ressaltada pelo desembargador durante o ato de assinatura do convênio. “Nós não temos nenhuma – e nem podemos ter – possibilidade de estabelecer um vínculo político, por isso a OAB/SC é a nossa parceira para realizarmos essa campanha”, frisou Carioni.
“Meu Primeiro Título”
O intuito da campanha “Meu Primeiro Título” é incentivar o alistamento eleitoral e o voto consciente dos jovens catarinenses de 16 e 17 anos que, mesmo não sendo obrigados a votar, podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo em 2022.
Também participaram do encontro, nesta quinta-feira (3), o diretor da Escola Judiciária, juiz Marcelo Meireles, os juízes Luís Francisco Delpizzo Miranda, Marcelo Pons Meirelles, Zany Estael Leite Júnior, Renato Boabaid, Sebastião Ogê Muniz, Ana Cristina da Rosa Grasso, Willian Medeiros de Quadros. Além do diretor do Núcleo de Direito Eleitoral da ESA/SC, Marcelo Peregrino.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC