A última semana de março na OAB Santa Catarina começou avançando com pautas da advocacia catarinense na continuação do 104º Colégio de Presidentes de Subseções. O alinhamento do “Dia D” da campanha “Meu Primeiro Título” foi um dos assuntos debatidos ao longo do encontro que reuniu representantes dos advogados e advogadas de todas as regiões do Estado na manhã desta segunda-feira (28), de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, ressaltou o caráter apartidário e cívico do projeto apoiado pela Seccional. “Mais do que uma parceria institucional da OAB Santa Catarina com o Tribunal, essa campanha reafirma o compromisso da Seccional de olhar também com empatia e cuidado para as demandas da sociedade catarinense. Com o apoio das nossas 52 Subseções, buscaremos aumentar a participação dos jovens eleitores de 16 a 17 anos no processo eleitoral através da emissão dos títulos, especialmente para os mais necessitados e excluídos digitais”.
No decorrer da reunião, OAB/SC e TRE/SC alinharam com representantes de Subseções do Estado uma união de esforços para um “Dia D” do projeto, a ser realizado antes do dia 4 de maio. O intuito é intensificar o cadastramento do eleitorado jovem, em ações com instituições de ensino estaduais e cartórios, às vésperas do encerramento do prazo de regularização do título eleitoral.
O diretor-geral do TRE/SC, Gonsalo Ribeiro, foi convidado pela Seccional para participar da reunião e apresentar o projeto às lideranças da advocacia catarinense. “É uma grande satisfação dispormos do apoio da OAB Santa Catarina através dessa parceria, principalmente por causa da penetração da instituição em todas as regiões do Estado. Seria muito interessante contarmos também com a cooperação das Subseções para enaltecer e fortalecer ainda mais a campanha em suas localidades”, declarou.
Combate à desinformação
A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, reforçou ainda o comprometimento da Seccional em auxiliar o Tribunal nos trabalhos de combate à desinformação e às notícias falsas que serão desenvolvidos neste ano eleitoral. Conforme observado pela dirigente na reunião, “estimular o exercício da cidadania e combater as fake news são formas de fortalecer a democracia”.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC