O diálogo institucional estabelecido entre OAB Santa Catarina e TJSC iniciou um novo capítulo com a condução do desembargador João Henrique Blasi, provindo do Quinto Constitucional da advocacia, à Presidência do Tribunal. A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, representou a advocacia catarinense no evento sendo a única mulher a compor a bancada de autoridades. O vice-presidente da OAB, Rafael Horn, também participou da cerimônia de posse dos novos dirigentes do órgão na tarde desta quarta-feira (2).
A presidente da Seccional parabenizou os magistrados que estarão à frente da Diretoria do TJSC no biênio 2022/2024. “A OAB Santa Catarina cumprimenta a nova Direção do Tribunal e deseja uma gestão de muitas conquistas a todos, reforçando a nossa boa interlocução na missão de facilitar o trabalho dos advogados e advogadas catarinenses e aprimorar prestação jurisdicional no Estado”, declarou.
Cláudia também agradeceu ao ex-presidente do TJSC, o desembargador Ricardo Roesler, pelos pleitos da advocacia que foram atendidos nos últimos anos. “Eu peço licença à presidente Cláudia para saudar o então presidente Rafael Horn pelo trabalho e pela compreensão quando do meu período na Presidência do Tribunal. Destacando a sua atuação em nosso comitê interinstitucional”, frisou Roesler.
O vice-presidente da OAB, Rafael Horn, considerou como um orgulho para a advocacia de Santa Catarina contar com um representante do Quinto Constitucional à frente do Poder Judiciário do Estado. “Tenho certeza que o comprometimento do Tribunal em buscar soluções conjuntas com a OAB será preservado, trazendo benefícios para a sociedade civil como um todo”, afirmou.
Em seu discurso, José Henrique Blasi iniciou dizendo estar falando da tribuna acompanhado de muitos outros, antes de lembrar da época em que militou na advocacia. “[...] do menino que fez seu curso primário na Escola Santa Catarina; do estudante de Direito; do advogado que frequentou os fóruns por mais de 20 anos e que teve intensa participação na vida oabiana”, ressaltou.
Nesta quarta-feira, também foram empossados os novos membros do corpo diretivo do TJSC: desembargador Altamiro de Oliveira (1º vice-presidente); desembargadora Denise Volpato (corregedora-geral judicial); desembargador Getúlio Corrêa (2º vice-presidente); desembargador Gerson Cherem II (3º vice-presidente); e desembargador Rubens Schulz (corregedor-geral extrajudicial).
Sobre o novo presidente do TJSC
João Henrique Blasi é natural de Florianópolis, bacharel em Administração de Empresas pela Esag/Udesc e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assim como especialista em nível de mestrado em Direito Público também pela UFSC. Foi advogado militante, conselheiro seccional e federal da Ordem dos Advogados do Brasil, exerceu os cargos de secretário de Estado da Justiça e de secretário de Estado da Segurança Pública, bem como foi eleito deputado estadual para quatro mandatos. Em novembro de 2007 tomou posse no cargo de desembargador, judicando inicialmente na 4ª Câmara de Direito Comercial e, na sequência, na 2ª Câmara de Direito Público, da qual foi presidente, assim como presidiu o Grupo de Câmaras de Direito Público. Em 2019 foi eleito 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, para o biênio 2020-2022.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC