Na última quarta-feira (26), a OAB/SC e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) se reuniram para discutir meios de aproximar a advocacia catarinense e o setor industrial local. O assunto foi tratado pelos representantes da Comissão de Direito Aduaneiro da Seccional — Marcelo del Pino (presidente), Bruno Eduardo Budal Lobo (secretário) e João Borba Neto (membro) — e a chefe do Gabinete da Presidência da FIESC e também diretora da Câmara de Comércio Exterior, Maria Teresa Bustamante.
Durante a reunião, além de ser um meio de aproximar as instituições, foi discutida a escassez de profissionais especializados em Comércio Exterior no Estado, com destaque para advogados especializados na área, entre outros assuntos referentes ao segmento industrial. Na ocasião, também foi acertada a presença da diretora no Congresso Estadual de Direito Aduaneiro como palestrante. Promovido pela Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SC, o evento será realizado no dia 3 de abril.
Os representantes da OAB/SC também receberam o convite para participarem da próxima reunião da Câmara de Comércio Exterior, que acontecerá em Florianópolis.
Além disso, foi debatida a falta de profissionais, em especial dos advogados que atuem no setor de Comércio Exterior. “Importante também que se analise a falta que ocorre nas universidades para a inserção de cadeiras de Direito Aduaneiro nas grades curriculares”, salientou o secretário Bruno Eduardo Budal Lobo.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC