Em alusão ao Setembro Amarelo, a OAB/SC e a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) realizam, no próximo dia 30 de setembro, a ‘Roda de Conversa Saúde Mental na Jovem Advocacia’. Promovido pela Comissão Jovem Advocacia da Ordem, o evento será realizado na sede da Seccional e tem como objetivo promover o debate sobre prevenção e tratamento de problemas relacionados à saúde mental dos advogados e advogadas catarinenses.
Para o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, as discussões sobre a saúde mental são sempre válidas e a iniciativa da Comissão Jovem Advocacia é importante para a classe, principalmente para os advogados e advogadas em início de carreira. “É importante dialogar e conscientizar a classe sobre saúde mental e os sinais sobre a prevenção ao suicídio. Sabemos da pressão e estresse aos quais somos submetidos e, por isso, este tema precisa ser debatido, principalmente entre a jovem advocacia, que passou pelo Exame de Ordem e ainda está em fase de adaptação ao mercado”, pontuou.
A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Cláudia Prudêncio, também reforça a importância do debate sobre saúde mental. “É urgente darmos a devida atenção à saúde mental e estimularmos nossos colegas advogados e advogadas, inclusive a jovem advocacia, que encontra tantos desafios no início da carreira, a identificarem tais problemas, muitas vezes silenciosos, mas sempre tão sérios. O desgaste decorrido da rotina intensa da profissão é inevitável. A CAASC tem a missão de cuidar dos nossos advogados e advogadas e seus familiares”, observou a presidente.
Já o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Seccional, Arthur Bobsin, destaca a importância da ‘Roda de Conversa Saúde Mental na Jovem Advocacia’: “O tema ainda é tratado com receio, mas o debate sobre a prevenção e o tratamento de problemas de saúde mental na advocacia tem direta relação com o exercício da profissão. Por meio da iniciativa, nossa intenção é criar espaços de discussão e levar o assunto ao conhecimento de toda advocacia, mas, em especial, à jovem advocacia, que diariamente passa por aprovações e reprovações no começo da carreira”, destacou.
De acordo com Bobsin, entre os participantes da ‘Roda de Conversa’ estão a psicóloga Rosane Wisbeck, a nutricionista Maria Izabel de Bem, o profissional de Educação Física e sócio-fundador da Treine Bem, Robson Fernando de Oliveira. Na ocasião, também será transmitido um vídeo sobre saúde mental, encaminhado pela conselheira federal da OAB/SC, Sandra Krieger. “Esperamos fomentar a discussão e a reflexão sobre este tema, que, de certa forma, atinge muitos advogados e advogadas de forma silenciosa”, pontuou.
Participação
O evento será realizado na sede da OAB/SC, no dia 30 de setembro, no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA), a partir das 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.oab-sc.org.br. As vagas são limitadas.
A ‘Roda de Conversa Saúde Mental na Jovem Advocacia’ é uma iniciativa da OAB/SC em parceria com a CAASC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC