O presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, e os presidentes das comissões de Assuntos Judiciários, César Winckler, e de Acesso à Justiça, Anacleto Canan, estiveram reunidos com o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Luiz Cézar Medeiros, para tratar dos problemas enfrentados pela Justiça de 1º grau, alvo de reclamações dos advogados catarinenses.
“Faltam juízes e servidores, mas também entendemos que é necessário aumentar o número de varas para garantir o acesso à Justiça e a celeridade dos processos em andamento”, disse Cavallazzi, lembrando que o assunto já foi debatido no Colégio de Presidentes de Subseções. “A situação é preocupante”, comentou. Durante a reunião, o corregedor apresentou em detalhes o Projeto Aprimorar, do Judiciário catarinense, que pretende criar um Plano de Gestão das Unidades Judiciais no Estado.
Com o projeto, as unidades judiciárias de primeiro grau terão uma ferramenta informatizada que vai auxiliar magistrados e servidores a elaborarem um plano com informações extraídas do próprio SAJ e de um “manual” das boas práticas já em vigor. O programa é inspirado em metodologias de gestão como Gespública e Balanced Scorecard e permite que as unidades façam uma autoavaliação dos procedimentos, identificando as causas dos problemas e promovendo melhorias contínuas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC