Nesta manhã (22), a OAB/SC esteve presente no Fórum da Comarca de Porto Belo, para participar da Solenidade de Instalação do Ponto de Inclusão Digital (PID). Representando a Seccional e a presidente Cláudia Prudêncio, a presidente da subseção, de Costa Esmeralda, Marceli Cristia Gagiola, esteve presente no evento.
Os Pontos de Inclusão Digital (PIDs) representam um avanço significativo na busca pela democratização do acesso à Justiça. São ambientes especialmente preparados para a realização de atos processuais de forma remota, utilizando sistemas de videoconferência ou atendimento por meio do Balcão Virtual. Os PIDs têm o objetivo de promover a inclusão digital no contexto jurídico, garantindo que todos os cidadãos, independentemente de sua condição socioeconômica ou localização geográfica, tenham acesso aos serviços do Poder Judiciário. Além disso, esses espaços contribuem para a celeridade e eficiência dos processos, reduzindo custos e otimizando recursos.
“Este é um passo importante rumo à inclusão digital no contexto jurídico. Sabemos que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na busca pela igualdade de direitos e oportunidades para todos. Os PIDs não apenas facilitam o acesso à Justiça, mas também contribuem para a celeridade e eficiência dos processos, reduzindo custos e otimizando recursos. Vamos continuar avançando juntos nessa jornada pela democratização do acesso à Justiça”, destacou a presidente da subseção de Costa Esmeralda, Marceli Cristia Gagiola.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC