A OAB Santa Catarina, que é parceira do Programa Novos Caminhos, uma ação do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), esteve, na última quarta-feira (31), na cerimônia de celebração dos nove anos da iniciativa, realizada no auditório Ministro Teori Zavascki – Tribunal Pleno. Além da comemoração, foi assinado o Termo Aditivo de Cooperação que prorroga o programa por mais três anos pelas oito entidades parceiras, entre elas a OAB/SC. A ocasião ainda marcou a criação da Comissão de Apoio ao Programa Novos Caminhos.
“Nos emociona muito participar dessa iniciativa junto ao Poder Judiciário. O que a OAB/SC puder fazer para fortalecer e levar cada vez mais longe o programa, nós faremos”, reforçou Cláudia Prudêncio, presidente da Seccional.
“A OAB/SC tem o compromisso com a advocacia e com a sociedade. Dentro desse compromisso com a sociedade, esse apoio ao Programa Novos Caminhos talvez seja um dos importantes e mais bonitos que podemos fazer”, salientou Paulo Brincas, presidente da comissão temática.
Para fortalecer ainda mais a iniciativa, a OAB/SC está criando uma comissão para dar amparo ao programa. “Estamos reunindo os advogados dispostos a auxiliar, de forma organizada, a iniciativa Novos Caminhos”, declarou Pedro Cascaes Neto, coordenador-geral das Comissões OAB/SC.
Nova comissão é criada
A Comissão de Apoio ao Programa Novos Caminhos é presidida pelo advogado e membro honorário vitalício da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas; tem como vice-presidente a advogada Herta de Souza; e como secretário-geral, Pedro Cascaes Neto. A comitiva será composta por advogados interessados em participar em prol do programa.
Sobre o programa
O programa Novos Caminhos atende jovens que estão abrigados em casas de acolhimento porque foram vítimas de violência familiar, foram abandonados ou perderam os pais. A iniciativa oferece serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade, dando uma nova perspectiva de vida para jovens e crianças.
A iniciativa também tem a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional catarinense, (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); e Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).
Na cerimônia desta quarta-feira, o programa passou a contar com três novos membros: o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) também integram a iniciativa.