As portas da sede da OAB Santa Catarina em Florianópolis foram abertas para sediar o lançamento do livro “O Direito por Ideal”, do advogado João José Ramos Schaefer. O evento reuniu amigos, familiares e profissionais do Direito para celebrar a memória viva da advocacia e da magistratura catarinense na noite desta quinta-feira (28). Ex-presidente da Seccional e desembargador aposentado, o autor resgata na obra biográfica lembranças dos seus 64 anos de atuação profissional.
Schaefer contou sobre a emoção de receber o convite para realizar o evento na sede da OAB/SC. “Quando souberam que alguém ligado à Ordem estava fazendo um livro disseram: vamos lançar esse livro na casa do advogado. Uma homenagem que eu recebi emocionado, cuja emoção, inevitavelmente, não posso esconder neste momento”, declarou o autor na tribuna do auditório da Seccional.
“Eu havia escrito um discurso, mas confesso que o deixei no gabinete, pois diante do amor e do respeito de todos os seus amigos e colegas de profissão a única mensagem que nós deixamos é de gratidão. Gratidão pela sua caminhada nestes 90 anos de vida. Uma trajetória que ensina a tantos outros homens e mulheres de Ordem”, exaltou a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio.
O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, também reverenciou o homenageado durante a cerimônia de lançamento da obra. “Esse homem que está aqui, nosso colega advogado e decano entre os membros honorários vitalícios da Seccional de Santa Catarina, hoje nos presenteia com o relato da sua vida. Uma vida com quase sete décadas dedicadas ao Direito”, enalteceu Horn.
Quem também participou da solenidade foi o presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, ministro Jorge Mussi. “É com imensa satisfação e alegria que compareço a este evento em homenagem a quem tanto reverenciamos e tanto merece. Um local mais significativo não poderia tê-lo inspirado para o lançamento desse livro”, frisou Mussi.
“Embora sejamos numerosos, certamente não são inúmeros os motivos que aqui nos trouxeram, senão um só: o reconhecimento à capacidade, à trajetória e à vida de João José Ramos Schaefer”, ressaltou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi, que assina apresentação da obra publicada.
Também compuseram a mesa de honra desta solenidade: o procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Leopoldo Augusto Brüggemann; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Fernando Comin; o jornalista e editor do livro, Carlos Stegemann; e a Sra. Berenice Lemos Ferretti Schaefer.
História
A história de João José Ramos Schaefer na OAB Santa Catarina começa em 1965, sete anos depois de se graduar em Direito, quando assumiu o cargo de conselheiro estadual. Schaefer presidiu a Seccional catarinense em três mandatos (1971/1973, 1973/1975 e 1987/1989) e foi o primeiro advogado a ingressar na magistratura como desembargador no Tribunal de Justiça do Estado pelo Quinto Constitucional da Advocacia (tendo exercido a função de 1990 a 2002).
O advogado esteve à frente da presidência do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, tendo sido responsável por ações inovadoras em suas gestões. Como presidente da OAB/SC, Schaefer demonstrou-se inflexível quanto à defesa das prerrogativas da advocacia e das liberdades democráticas. Em 1998, foi outorgado com a Medalha João Baptista Bonnassis, a mais alta honraria conferida pela Seccional catarinense.
Em sua trajetória, João José Ramos Schaefer conviveu com grandes nomes do Direito – casos dos advogados Luiz Gallotti, João Batista Bonnassis, Aloísio Blasi, Marcílio Medeiros, Raymundo Faoro, Nelson Jobim e Miguel Seabra Fagundes, entre outros. “Creio ter sido um Juiz com alma de advogado e um advogado com a experiência, a vivência e a observância dos princípios de Justiça de um Juiz”, sintetiza o autor em sua obra biográfica.
Fotos: Isis Lacombe.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC