A presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, recebeu na última sexta-feira (9) o presidente da OAB/SC, Paulo Borba, e o conselheiro estadual e presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/SC, Allexsandre Lückmann Gerent. Na oportunidade, ela foi informada de que a Seccional está criando equipes devidamente qualificadas e treinadas para orientar os advogados que atuam na Justiça do Trabalho, em especial em assuntos relacionados com o Processo Judicial Eletrônico – Pje e recebeu a solicitação de que sejam cedidos servidores capacitados para prestar os devidos esclarecimentos aos advogados, eis que fundamental a participação dos Tribunais, como bem tem determinado o ministro presidente do TST, João Oreste Dalazen.
Segundo Paulo Borba, o trabalho, com duração de cerca de 60 dias, será realizado em todas as Subseções da OAB/SC, num total de 43, e as despesas com locomoção, alimentação e hospedagem serão de responsabilidade da OAB/SC. “Nossa iniciativa deve-se ao fato de que, de forma reiterada, chegam ao conhecimento da entidade notícias de que os advogados estão encontrando dificuldades em acessar o sistema do processo eletrônico, necessitando de mais esclarecimentos, não obstante a importante iniciativa da Justiça do Trabalho de se colocar à disposição para elucidar as dúvidas.
O Conselheiro Allexsandre Gerent reiterou a importância de que fosse disponibilizado no site da OAB/SC uma opção idêntica ao programa oficial, contudo, em forma de demonstração, aonde o advogado poderá "treinar", extraoficialmente, o uso do sistema.
A desembargadora presidente prometeu uma resposta em, aproximadamente, uma semana, após conversar com o diretor de informática do TRT acerca da disponibilidade de ceder os dois servidores para acompanhar a caravana. Gisele Alexandrino afirmou ser fundamental e necessária a parceria da OAB e do TRT na interiorização e no treinamento dos advogados e demonstrou entusiasmo com a iniciativa da OAB/SC.