Confira as deliberações da Carta de São Francisco do Sul.
O projeto de interiorização da OAB Santa Catarina tem resultado em mais avanços para a advocacia. A exemplo do Colégio Regional de Presidentes das Subseções da Região Norte, realizado em São Francisco do Sul nesta quinta-feira (25), que debateu uma série de soluções para as demandas locais. O encontro conduzido pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, reuniu lideranças dos profissionais que militam em sete municípios. A conferência contou ainda com a participação de representante da presidência do Poder Judiciário Catarinense.
A presidente Cláudia Prudêncio ressaltou que a realização dos Colégios Regionais é uma forma de interiorizar a atuação da Seccional e melhor atender as reivindicações dos advogados e advogadas que atuam na ponta. “Estamos reafirmando compromisso com a advocacia do interior, ouvindo os anseios apresentados por cada uma das nossas Subseções a fim de entregar melhorias reais para o dia a dia de trabalho dos profissionais catarinenses", reiterou a dirigente da OAB Santa Catarina.
O encontro oportunizou discussões sobre diferentes proposições, sendo que a maioria diz respeito à interlocução da OAB/SC com o Poder Judiciário Catarinense. A Seccional convidou o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), Rafael Sandi, para responder aos questionamentos das lideranças locais da classe.
Na oportunidade, Sandi destacou o excelente diálogo institucional estabelecido entre Ordem e Judiciário, sempre no sentido de “construir pontes e ambientes elaborados para que as soluções conjuntas avancem ainda mais''. O juiz também expôs uma atualização acerca de reivindicações dos advogados e advogadas.
Na pauta
Uma série de propostas para contribuir com a atuação e melhorar a rotina trabalho da advocacia estiveram na pauta do Colégio Regional de Presidentes das Subseções. Entre elas, destacam-se pleitos junto ao Poder Judiciário Catarinense para aperfeiçoar a prestação jurisdicional em Comarcas da Região Norte e favorecer o acesso a informações que garantam o pleno exercício da profissão.
A interlocução com os órgãos públicos Estaduais e Federais (como a Justiça Federal, a Receita Federal, a Secretaria de Estado da Fazenda, e a Polícia Civil de Santa Catarina) para aprimorar o atendimento dos advogados e advogadas também esteve na pauta.
O encontro tratou ainda de propostas para ampliar a parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio de unidades nas Subseções, com o intuito de facilitar o exercício da advocacia.
União
O Colégio Regional de Presidentes das Subseções da OAB Santa Catarina na Região Planalto Norte demonstrou a união dos advogados e advogadas e das lideranças locais em defesa dos interesses comuns da advocacia. Participaram da reunião representantes das presidências das Subseções de Jaraguá do Sul (presidente Deborah Gumz Lazaris), Joinville (presidente Óliver Jander), Mafra (presidente Jeison Maikel), Porto União (presidente Luciano Ribas Passos), São Bento do Sul (vice-presidente Cristhian Zipperer) e São Francisco do Sul (presidente e anfitriã do evento Nazira Maria Mattar Ferraz).
Também participaram do encontro: a secretária-geral da OAB/SC, Maria Teresinha; o tesoureiro da Seccional, Rafael Búrigo; a tesoureira-adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen; o presidente da CAASC, Juliano Mandelli; a diretora-geral da ESA/SC, Fernanda Sell; a presidente do TED/SC, Luciane Mortari; o coordenador de Relacionamento da Seccional com a Justiça Estadual, Alexandre Evangelista; o presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/SC, Cassiano Starck (remoto); os conselheiros estaduais da OAB Santa Catarina Danielle Masnik, Jorge Mazera (remoto), Karen De Pauli Nascimento (remoto) e Thiago Custódio Pereira; entre outros.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC