A OAB Santa Catarina está conectando advogados e advogadas de todo o Estado para avançar com o fortalecimento e a transformação da advocacia. O Colégio Regional de Presidentes das Subseções da Região Oeste e Extremo Oeste, realizado ao longo da tarde desta quinta-feira (14) em Pinhalzinho, comprovou o compromisso. Lideranças da classe de 10 municípios estiveram reunidas com a diretoria da Seccional debatendo propostas de melhorias para os profissionais catarinenses.
Quem abriu os trabalhos do primeiro dos sete encontros regionais que estão previstos para este ano foi a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, a qual ressaltou a importância do Sistema OAB Santa Catarina estar próximo dos advogados e advogadas que atuam no interior do Estado para ouvir e melhor atender às demandas específicas de cada uma das regiões.
“Eu sou grata por estar ladeada por irmãos e irmãs de Ordem dedicados e faço questão de cumprimentar todos com muito carinho, por terem saído de suas casas e Subseções para realizarem este trabalho voluntário em defesa da advocacia. Juntos formamos um time comprometido que sabe para o que veio e, principalmente, sabe onde quer chegar”, ressaltou a presidente Cláudia Prudêncio.
Interlocução
A interlocução da Seccional com o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina se viu mais uma vez consolidada durante o Colégio Regional de Presidentes das Subseções da Região Oeste e Extremo Oeste. O juiz auxiliar da presidência do TJSC, Rafael Sandi, participou de forma remota da reunião para tratar de reivindicações das lideranças locais relacionadas ao Poder Judiciário Catarinense.
“Este é o nosso propósito e a nossa missão em todas as decisões administrativas aqui tomadas: julgar mais e julgar melhor. Sempre seguindo três princípios: urgência, transparência e resolução de problemas, não a criação deles”, declarou Sandi aos advogados e advogadas que participaram do encontro. O juiz representou o presidente do Tribunal, o desembargador João Henrique Blasi.
Na pauta
Uma série de proposições para contribuir com a atuação e melhorar o dia a dia de trabalho da advocacia catarinense estiveram na pauta do Colégio Regional de Presidentes das Subseções da OAB Santa Catarina. Entre elas, destacam-se pleitos junto ao Poder Judiciário Catarinense para aperfeiçoar a prestação jurisdicional em Comarcas do Oeste e do Extremo Oeste do Estado, assim como para favorecer o acesso a informações que garantam o pleno exercício da profissão.
A possibilidade de aprimoramentos no Sistema de Assistência Judiciária Gratuita e de revisão do valor-limite de Requisições de Pequeno Valor em Santa Catarina também estiveram na pauta de trabalho da reunião. O encontro oportunizou ainda o desenvolvimento de soluções conjuntas entre a Seccional e as Subseções da região para melhor atender as necessidades dos advogados e das advogadas catarinenses no que diz respeito aos procedimentos internos da OAB/SC.
União
O Colégio Regional de Presidentes das Subseções da OAB Santa Catarina na Região Oeste e Extremo Oeste demonstrou a união dos profissionais e das lideranças locais em defesa dos interesses comuns da advocacia. Participaram da reunião representantes das presidências das Subseções Chapecó, Concórdia, Dionísio Cerqueira, Maravilha, Palmitos, Pinhalzinho, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Xaxim. Membros da diretoria da Seccional e conselheiros estaduais da OAB/SC também estiveram presentes no encontro.
Fotos: Isis Lacombe.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC