A OAB Santa Catarina apresentou ao TRT12 a demanda da advocacia de Itapema pela instalação de uma Vara do Trabalho na cidade, ou de uma Unidade Avançada da Justiça do Trabalho, nesta quarta-feira (9). O encontro junto à presidência do Tribunal cumpriu com o compromisso assumido pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, com a nova diretoria da Subseção no município.
Quem representou a presidente da Seccional na reunião foi o coordenador de relacionamento da OAB/SC com a Justiça do Trabalho, Gustavo Villar. De acordo com o advogado, o presidente do TRT12 recebeu de “muito bom grado o pedido”, afirmando que já existe um estudo em andamento na presidência do Tribunal para tratar justamente da melhor distribuição de processos nas Varas do Trabalho.
A instalação de uma Vara do Trabalho em Itapema, ou mesmo de uma Unidade Avançada da Justiça do Trabalho, tem como objetivo melhorar a prestação jurisdicional. Hoje as demandas do município são atendidas pela comarca de Balneário Camboriú, que registra uma média de 1.337 novos processos nas suas duas Varas locais, ficando à frente de todos os outros Fóruns da região que possuem mais de uma Vara.
O esforço conjunto da Seccional e da Subseção de Itapema pretende garantir o pleno acesso à Justiça tanto aos jurisdicionados quanto à advocacia, facilitando ainda o próprio exercício da profissão. “Queremos trazer essa melhoria aos profissionais não apenas de Itapema, mas também dos municípios mais próximos que serão beneficiados, como Bombinhas, Porto Belo, São João Batista e Tijucas”, destacou Cláudia a respeito do pleito.
A OAB Santa Catarina, por meio da Coordenadoria de Relacionamento com a Justiça do Trabalho, seguirá acompanhando os desdobramentos do pedido apresentado ao TRT12.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC