Em reunião virtual com a OAB/SC, nesta segunda-feira (08), o Sinjusc (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina) externou preocupação da categoria com o retorno gradual das atividades presenciais no Poder Judiciário catarinense, previsto para o mês de julho.
A entidade sindical também ouviu os anseios da OAB/SC sobre a necessidade de um protocolo para aperfeiçoamento do atendimento virtual da advocacia nas varas e gabinetes; de cumprimento dos mandados judiciais represados; de realizar as audiências de instrução no formato misto para este período de pandemia do Coronavírus; de digitalização dos processos físicos suspensos desde o inicío da pandemia. Na oportunidade, o presidente da Seccional, Rafael Horn, reforçou a importância de conciliar segurança sanitária e jurídica na atuação do Poder Judiciário.
O presidente da OAB/SC reafirmou o posicionamento da Seccional já formalizado aos Tribunais – TJSC, TRT12 e TRF4 – pela criação de um protocolo de atendimento virtual à advocacia pelos magistrados e servidores de primeiro e segundo graus, em razão do regime de teletrabalho implantado durante a pandemia. A padronização dos atendimentos pode amenizar a carga de atendimento dos servidores fora do horário de expediente neste momento de teletrabalho, argumentou Horn. “É importantíssimo o uso de uma plataforma que garanta o pleno acesso do cidadão, através da advocacia, ao Judiciário”.
Também participaram da reunião a Secretária-Geral do Sinjusc, Carolina Costa e o Secretário de Finanças e Patrimônio, Luiz Carlos Cela Zolet.