A favor de todos os meios que levem conhecimento à advocacia, a OAB/SC anuncia apoio à primeira edição da Jornada da Leitura no Cárcere, uma iniciativa do Observatório do Livro e da Leitura. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o projeto, que também tem como um dos apoiadores o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), acontecerá entre 5 e 7 de fevereiro, online, e tem como objetivo garantir a qualificação da gestão da informação da execução por meio da implementação nacional do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU).
Com o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do TJSC, a Jornada integra o escopo do Eixo 3 do Programa Justiça Presente, no qual constam as iniciativas voltadas às políticas de cidadania para identificar, refletir, dar visibilidade e disseminar as boas práticas sociais de leituras existentes no Sistema Carcerário Brasileiro. Conforme o supervisor do GMF, o desembargador Leopoldo Augusto Brüggeman, convites já foram enviados aos magistrados para que os mesmos aproveitem a oportunidade e divulguem o projeto nos âmbitos de cada fórum, órgãos e entidades locais com atuação da seara da educação prisional.
Para o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC, Guilherme Silva Araujo, a Jornada é uma oportunidade para a advocacia conhecer um pouco mais do Sistema Prisional Brasileiro. “É uma possibilidade de estabelecermos contato e nos aproximarmos das práticas eficazes sobre a área e tudo que a envolve. Além disso, a iniciativa traz inúmeros benefícios para a advocacia atuante no ramo, que passará a ter uma visão mais ampla sobre a atual situação e os desafios atuais e futuros do sistema carcerário brasileiro”, destacou.
O presidente também elogiou a atitude do TJSC em proporcionar à advocacia o acesso à Jornada. “É por meio da capacitação que a classe se faz mais forte e os profissionais se destacam. Por isso, é importante que busquemos nos aperfeiçoar na área em que atuamos e aproveitemos essa oportunidade de grande importância para o conhecimento, resultado dos esforços do CNJ, PNDU e TJSC com total apoio da OAB/SC”, pontuou.
A Jornada da Leitura no Cárcere será gratuita e em formato 100% online. O projeto acontecerá entre os dias 5 e 7 de fevereiro, das 14h30 às 17h30. Para se inscrever clique aqui.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC