A Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC) informa à advocacia previdenciária que as agências da Previdência Social não terão atendimento presencial nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários, conforme ofício encaminhado pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
Além do fechamento das unidades físicas, os sistemas utilizados pela advocacia, incluindo os serviços digitais disponíveis por meio do Meu INSS (site e aplicativo) e da Central Telefônica 135, ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro.
Ressalta-se que essa indisponibilidade impacta diretamente o exercício da advocacia previdenciária, especialmente no que se refere à protocolização de novos requerimentos, acompanhamento de processos e cumprimento de prazos administrativos. Embora os prazos sejam prorrogados, é fundamental que as advogadas e advogados se programem previamente, a fim de evitar prejuízos aos seus clientes e à regularidade de suas atividades profissionais.
Conforme o governo federal, a medida é necessária para a modernização da infraestrutura tecnológica do INSS, com o objetivo de garantir maior estabilidade, segurança e eficiência na prestação dos serviços previdenciários.
Para minimizar os impactos à população, o INSS informou que realizará atendimentos extras nos finais de semana dos dias 17 e 18 e 24 e 25 de janeiro, com o objetivo de antecipar agendamentos e compensar a suspensão temporária do atendimento presencial. Caso o beneficiário opte por ser atendido em dia útil, o INSS garantirá o respectivo reencaixe.
A OAB/SC recomenda atenção redobrada ao planejamento de prazos, protocolos e demandas administrativas durante esse período, reforçando a importância da organização prévia da agenda profissional.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


