A OAB Santa Catarina prestigou na tarde desta quinta-feira (27), a Solenidade de Instalação das três novas câmaras e posse dos 11 novos desembargadores e desembargadoras do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A solenidade ocorreu na sala de sessões Ministro Teori Zavascki, na sede do TJSC, em Florianópolis. Representando a Ordem esteve Juliano Mandelli, presidente da OAB/SC.
"A expansão do Tribunal com a posse de 11 novos desembargadores e a instalação de câmaras especializadas é um avanço que trará mais celeridade e qualidade à prestação jurisdicional, um benefício direto para a sociedade catarinense.", afirmou Juliano Mandelli
"Com a criação da 6ª Câmara de Direito Criminal, da 9ª e da 10ª Câmara de Direito Civil, constituiu-se um importante marco para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina no sentido que caminha para especializações", declarou o des. Francisco Oliveira Neto, presidente do TJSC.
Instalação da 6ª Câmara Criminal, 9ª e 10ª Câmaras de Direito Civil
Durante a solenidade, houve a assinatura e instalação das recém criadas 9ª e 10ª Câmara de Direito Civil, em competências especializadas em matérias de Família, Sucessões, Educação, Infância e Juventude e Registros Públicos. A 6ª Câmara Criminal da capital também foi instalada, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
“A OAB/SC desempenhou papel determinante na pauta da especialização jurisdicional, inaugurando o debate e sustentando tecnicamente sua necessidade. A pronta percepção do TJSC quanto à relevância dessa agenda possibilitou uma expansão estruturada e coerente com as demandas do sistema de Justiça. O resultado é o fortalecimento da eficiência institucional, o aprimoramento da técnica decisória e uma prestação jurisdicional mais responsiva às necessidades da sociedade catarinense”, afirmou Adriano Tavares da Silva.
“O Direito de Família e das Sucessões lida com as relações humanas em seus momentos mais sensíveis. A especialização das câmaras é fundamental para oferecer não apenas técnica jurídica, mas também a compreensão e a sensibilidade que essas causas exigem.”, ressaltou Luciana Nahas, vice-diretora-geral da ESA/SC e presidente da Comissão Estadual de Direito de Família.
“Com a criação das câmaras especializadas, Santa Catarina dá um passo fundamental para julgamentos mais céleres e seguros. Essa conquista beneficia diretamente a advocacia e a sociedade, que passam a contar com uma análise técnica mais aprofundada para as ações vinculadas ao Direito das Famílias e Sucessões.”, finalizou Alliny Burich da Silva, presidente da Comissão Estadual de Sucessões.
Solenidade de posse dos 11 novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina
A solenidade empossou 11 magistrados, entre as novas vagas criadas a partir do Projeto de Lei Complementar nº 24/2025, que reestrutura o 2º grau do Judiciário catarinense. As vagas restantes estarão reservadas aos membos do Ministério Público e da OAB/SC, pelo quinto constitucional.
Tomaram posse os magistrados:
-Yhon Tostes;
-João Alexandre Dobrowolski Neto;
-Brigitte Remor de Souza May;
-Alexandre Morais da Rosa;
-Maurício Cavallazzi Póvoas;
-Jaber Farah Filho;
-Quitéria Tamanini Vieira;
-Sérgio Luiz Junkes;
-Geraldo Corrêa Bastos;
-Antonio Augusto Baggio e Ubaldo;
-Andrea Cristina Rodrigues Studer;
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


