O auditório da OAB Santa Catarina sediou, na tarde de quarta-feira (28), a primeira solenidade de entrega de credenciais de 2026, oficializando o ingresso de 29 novos(as) advogados(as) nos quadros da advocacia catarinense. Realizada na Seccional, a cerimônia marcou o início da trajetória profissional dos recém-formados e foi conduzida pelo presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli.
O evento contou com a presença de familiares e convidados, que acompanharam de perto esse momento simbólico na carreira dos novos profissionais. Em sua manifestação, Juliano Mandelli destacou a OAB como um espaço de acolhimento, convivência e apoio permanente à advocacia:
“Acreditem efetivamente na profissão, na nossa instituição e acreditem em vocês. A OAB de Santa Catarina está de portas abertas, que já contamos com cada um de vocês e vocês podem contar com nós também”, afirmou.
Na sequência, a secretária-geral adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen, reforçou o compromisso institucional da Ordem com o acompanhamento da advocacia desde o início da carreira. “Uma coisa eu posso assegurar a vocês: em nenhum momento vocês estarão sozinhos. Contem com a OAB, tomem posse e façam uso. Essa é a nova casa de vocês”, disse.
A diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho, Rejane da Silva Sánchez, ressaltou as diversas frentes de atuação e oportunidades oferecidas pela instituição. “A gente tem aí um arsenal de possibilidades que podem contribuir não só com a formação, mas também com a continuidade e a consolidação das carreiras de vocês”, pontuou.
Para a diretora de Inovação Profissional da OAB/SC, Isadora Mello Guimarães Barth, a entrega da credencial representa um marco carregado de significado. “Receber a tão aguardada credencial, hoje é um dia de celebração, um dia muito importante na vida de vocês. Todos aqui passamos por esse momento, acho que todos lembram do dia em que receberam a sua credencial, um dia de comemoração com os familiares, amigos, aqueles que compartilham com vocês essa jornada”, afirmou.
O diretor-geral da ESA/SC, Ezair Meurer, destacou os valores institucionais que norteiam a atuação da Ordem. “A OAB/SC é exatamente isso, uma instituição plural, que respeita gênero, que respeita igualdade, que respeita a todos”, declarou.
Já o coordenador adjunto das Comissões, Leandro Godoy, incentivou a participação ativa dos novos advogados nos espaços internos da instituição. “Eu já fui presidente de Comissão, é um local muito interessante pra conhecer outros colegas, participar de eventos, fazer networking”, comentou.
Representando a jovem advocacia, a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Maria Eduarda Passos da Silva, reforçou o sentimento de pertencimento proporcionado pela instituição. “Hoje vocês entram em um prédio institucional e vocês saem daqui com uma segunda casa”, afirmou.
O presidente da CAASC, Pedro Miranda, compartilhou sua experiência pessoal no sistema OAB. “Eu comecei a frequentar essa casa, participar do sistema OAB, e foi algo muito importante pra minha profissão, para meu crescimento como pessoa, como profissional e convido vocês a participarem do sistema”, disse.
Já a diretora de Inovação e Tecnologia da CAASC, Clarissa Medeiros Cardoso, destacou o papel da Caixa de Assistência no suporte à advocacia. “Uma série de benefícios e compromissos que a Caixa busca para que a gente possa auxiliá-los de alguma forma”, concluiu.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


