O auditório da OAB/SC recebe no dia 27 deste mês o 6º Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana, que colocará em debate a questão da mobilidade nas grandes cidades. O evento trará especialistas do Brasil e do Exterior para abordar temas como Acessibilidade, Planejamento Urbano, Ciclofaixas, Saúde, Seguros, Equipamentos, Infra Estrutura (pontes, portos, túneis, vias, inteligência), Logística e Abastecimento, Tecnologias modais de transporte (BRTs, VLTs, Transporte Marítimo, Cable Cars), Imobilidade, Saúde, Mercados Impactados e o Futuro das Cidades.
A Comissão de Transportes e Mobilidade da OAB/SC coordenará, no encerramento, um painel sobre a relação entre mobilidade urbana e a região metropolitana, do qual participarão representantes do Consórcio Fênix, que abordarão as soluções tecnológicas desenvolvidas para a mobilidade, a exemplo do BRT, que será implantado em Florianópolis; e do Plamus, que em nome do Governo do Estado tratará do planejamento para a mobilidade na região metropolitana de Florianópolis.
“Discutir políticas de mobilidade para a região metropolitana envolve uma diversidade de atores: são nove prefeituras e câmaras municipais no núcleo metropolitano, o Governo do Estado (responsável pelas pontes Ilha-Continente), o DNIT (Via Expressa) e a Autopista Litoral Sul (BR 101).
Todos precisam estar sintonizados e a OAB/SC vem atuando de forma a mediar esse processo, que precisa de coordenação e planejamento, além de fornecer os subsídios jurídicos necessários”, explica o presidente da Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana da OAB/SC, Antônio de Arruda Lima. O advogado destaca que a legislação tem se aprimorado desde o Estatuto das Cidades, de 2001. Vieram depois a Política Nacional de Mobilidade Urbana (2012); o novo modelo de região metropolitana proposta pelo Estado (2014), com melhorias na gestão e; o recente Estatuto da Metrópole, sancionado em janeiro deste ano.
Entre os palestrantes o 6º Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana estarão também Cássio Tanigushi (Brasil), Alberto Varas (Argentina), Emilio Merino (Peru), Frank Wefering (EUA), representantes dos ministérios do Turismo e das Cidades, OAB/SC, CAU e CREA. Os debates abordarão planejamento urbano, regiões metropolitanas, Política Nacional de Mobilidade Urbana, capacitação, concessões, turismo, portos, ferrovias, logística de distribuição da indústria, Fundo de Apoio aos Municípios e outros. A exemplo de 2011 a 2014, serão apresentado aos participantes dados técnicos sobre a Missão TripMobility 2015 com enfoque em Mobilidade urbana e em Planejamento Urbano Sustentável.
Inscrições e mais informações no site www.mobilidadenascidades.com.br.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC