O compromisso da OAB Santa Catarina com a advocacia do Oeste do Estado, de percorrer a região nesta semana para empossar as novas diretorias das Subseções, encerrou-se na noite desta quinta-feira (24). A posse festiva da diretoria da OAB Chapecó para o triênio 2022/2024 foi conduzida pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, acompanhada do vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn. Os dirigentes entregaram diplomas aos diretores empossados e realizaram outorga da Medalha Florisvaldo Diniz.
A presidente da Seccional reafirmou o compromisso de estar sempre próximo da advocacia do Oeste catarinense para atender as necessidades dos profissionais, de acordo com as particularidades da região. “Nós assumimos o compromisso de uma OAB mais democrática – pois ela já é –; de uma OAB mais inclusiva – eu quero mais –; de uma OAB mais participativa, de portas abertas. Nós sempre estaremos muito próximos de todos vocês, eu quero que os advogados e advogadas se sintam pertencentes ao Sistema OAB/SC. Se eu precisar vir aqui mil vezes para que isso aconteça, eu estarei aqui com os senhores e as senhoras”, ressaltou Cláudia.
O vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, também destacou as ações desenvolvidas pela OAB Santa Catarina para fazer da casa da advocacia catarinense um ambiente ainda mais democrático, inclusivo e participativo. “Como quando encaminhamos a lista sêxtupla do nosso Quinto Constitucional ao Poder Judiciário, concebida de forma inédita através da participação on-line de advogados e advogadas de todas as regiões do Estado, inclusive de colegas aqui de Chapecó”, enalteceu Horn, que também é membro honorário vitalício da OAB/SC.
A responsabilidade de estar à frente dos cargos diretivos da Ordem foi enaltecida pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Juliano Mandelli. “O momento é de responsabilidade. Todos nós estamos cientes da responsabilidade que é ocupar um cargo diretivo. Prestamos um importante compromisso aqui hoje perante a autoridade máxima da OAB/SC e do nosso representante no CFOAB que deve ser valorizado”, declarou Mandelli, que na oportunidade empossou a coordenadora da CAASC em Chapecó, Luciana Franzen.
De acordo com a presidente da OAB Chapecó, Maria Tereza Zandavalli Lima, um dos princípios da gestão no triênio 2022/2024 será o trabalho coletivo da diretoria e do conselho da Subseção. “Eu vou dar o melhor de mim para levar dignidade, amparo e proteção à advocacia e à sociedade. Serão três anos de grandes batalhas, que, tenho certeza, serão vencidas coletiva e colegiadamente”, frisou.
Também tomaram posse durante a cerimônia o vice-presidente da OAB Chapecó, José Jacir Victovoski; o secretário-geral, Arthur Fernando Losekann; o secretário-geral adjunto, Guilherme de Oliveira Matos; a tesoureira, Monica Foscarin Barela; assim como os 41 conselheiros titulares e suplentes da Subseção.
Medalha Florisvaldo Diniz
A noite de festa no Oeste do Estado rendeu homenagem aos ex-presidentes da OAB Chapecó Agnaldo Fabio Lavall e Thiago Degasperin, que atualmente exerce a função de secretário-geral adjunto da OAB Santa Catarina. Os advogados receberam a Medalha Florisvaldo Diniz das mãos da presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, e do vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn. A honraria foi concedida como forma de reconhecer as ações de valorização da advocacia feitas no período em que eles presidiram a Subseção.
Participaram da solenidade nesta quinta-feira (24): o prefeito de Chapecó, João Rodrigues; a tesoureira adjunta da Seccional, Caroline Rasmussen; os conselheiros estaduais Sarai Bresciani Martelli, Ricardo Antônio Cavali, Rudimar Bortoloto e Vanessa Azevedo Barcelos; o diretor do Núcleo de Direito Eleitoral da ESA/SC, Marcelo Peregrino; entre outras autoridades e lideranças da advocacia e da sociedade civil organizada.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC