O Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data para a OAB Santa Catarina. É uma oportunidade de ser o exemplo. E, por isso, a OAB/SC empossou, no Dia Internacional da Mulher, a secretária-geral adjunta Luciane Mortari como presidente em exercício. A liderança feminina é uma homenagem a todas as advogadas catarinenses, em comunhão pela luta de igualdade de gênero por todas as mulheres. O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, transmitiu o cargo na manhã desta segunda-feira (08) para Luciane, que estará à frente dos trabalhos até o dia 11 de março.
Igualdade e inclusividade: alguns dados sobre a presença feminina na OAB catarinense
A proposição estabelece que, para obterem o registro, as chapas eleitorais deverão atender ao percentual de 50% para candidaturas de cada gênero, tanto para titulares quanto para suplentes. Mesmo que temporária, a presença da diretora Luciane Mortari na presidência da Seccional catarinense ocorreu em um momento no qual o público feminino tem destaque na advocacia. Dados recentes apontam que o número de inscritos no Estado são 42.318 profissionais, sendo, desse total, 19.718 mulheres.
A nova geração da advocacia é feminina e, em breve, as advogadas serão a maioria: dos 6.052 profissionais que passaram a integrar a OAB/SC nos últimos dois anos, 58% são mulheres. A OAB/SC conta com 49 subseções no Estado, dentre as quais, 17 são presididas por advogadas, e 106 comissões, sendo que, do total, 34 estão sob o comando de mulheres. Além disso, pela segunda vez na história a CAASC conta com uma mulher na presidência, a advogada Cláudia Prudêncio.
QUEM É LUCIANE MORTARI
Secretária-Geral adjunta da OAB/SC e corregedora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Luciane Mortari é graduada em Direito pela Universidade de Caxias do Sul – RS – UCS e pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Santa Catarina/UNERJ. Sócia da M&M Advocacia e Consultoria, em Jaraguá do Sul, tem experiência na área de Direito, com ênfase no Direito das Famílias e Sucessões, Direito Imobiliário e Penal. Professora universitária e de pós-graduação, é também palestrante e conferencista. Entre as atividades que vem desempenhando em prol da advocacia, destaque para a presidência da Subseção da OAB de Jaraguá do Sul entre 2016 e 2018, presidência da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC (2016 a 2018) e participação no Conselho Penitenciário e Comunitário de Jaraguá do Sul.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC