A palestra de abertura da VIII Conferência Estadual da Mulher Advogada Catarinense “A mulher advogada no mercado de trabalho: conquistas e luta” contou com um momento que ficará marcado para sempre na história da Ordem catarinense: As 5 presidentes das Seccionais do país: Cláudia Prudêncio, OAB Santa Catarina; Patrícia Vanzolini, OAB São Paulo; Gisela Cardoso, OAB Mato Grosso; Daniela Lima de Andrade Borges, OAB Bahia e Marilena Winter, OAB Paraná, realizaram juntas uma grande palestra, que contou com um número expressivo de mulheres em todos os espaços da Sede da Seccional, abrindo o evento com chave de ouro.
Entre os temas abordados pelas lideranças da advocacia feminina, destacaram-se questões cruciais para o avanço das mulheres na advocacia e na política, como a equidade de gênero nos espaços de poder, sendo um dos pontos centrais, evidenciando que todas as presidentes das Seccionais estão em um ambiente ainda majoritariamente masculino. Esse marco histórico ressalta não apenas a competência e a capacidade das mulheres para liderar, mas também a necessidade de uma mudança cultural e estrutural dentro da profissão.
As palestrantes puderam compartilhar suas experiências e insights, inspirando as participantes a conquistarem seus espaços e a lutarem por uma advocacia mais inclusiva e justa. Além disso, durante os debates, foram discutidas iniciativas e políticas que visam a promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade no ambiente jurídico. A troca de ideias e experiências entre as advogadas presentes foi enriquecedora, evidenciando a força e o potencial transformador da união entre as mulheres na advocacia.
Sobre as presidentes das Seccionais
Cláudia Prudêncio - advogada formada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Campus Torres/RS, possui especialização em Direito Societário e Empresarial no Instituto de Pesquisas e Estudos Jurídicos (IPEJ). Atua como professora na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Escola Superior da Advocacia (ESA) e professora de pós-graduação em Direito Empresarial na Fundação dos Administradores de Santa Catarina (FUNDASC). Sua trajetória na OAB de Santa Catarina iniciou em 2013. quando se tornou conselheira Estadual, em seguida, assumiu o cargo de Secretária-geral adjunta, membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada, membro da Comissão Estadual de Direito Empresarial da OAB/SC, ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) e, atualmente, exerce o cargo de presidente da Ordem dos Advogados de Santa Catarina, pela 1ª vez, em 90 anos de história.
Patrícia Vanzolini - possui graduação, mestrado e doutorado em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), atualmente, faz pós-doutorado na Universidade de Salamanca, na Espanha. Além de sua atuação como advogada, é também professora de graduação e pós-graduação lato sensu na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Rede Damásio Educacional. Patrícia Vanzolini é fundadora e diretora do Movimento 133 (M133) e foi vice-presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo (ABRACRIM-SP). Sua contribuição para a literatura jurídica é vasta, incluindo obras como "Manual de Direito Penal", pela editora Saraiva, e o recente "Teoria da Pena: Sacrifício, Vingança e Direito Penal", publicado pela editora Tirant Brasil.
Gisela Cardoso - formada em Direito pela Universidade de Cuiabá, possui pós-graduação em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Mato Grosso e é sócia do escritório Cardoso e Cardoso Advogados. Atuante na OAB-MT, Gisela é membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e foi Secretária-geral da entidade na gestão 2016-2018. Fora da OAB, atuou como professora universitária entre 2007 e 2018. A advogada iniciou seu caminho na Ordem, participando ativamente em comissões e, posteriormente, como relatora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED).
Daniela Lima de Andrade Borges - graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e com mestrado em Direito Tributário pela mesma instituição (2005), atualmente, leciona Direito Tributário na graduação dos Cursos de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Faculdade Baiana de Direito (FBD), além de ministrar aulas na pós-graduação dessas instituições e da UCSAL. Além de sua carreira acadêmica, Daniela é advogada especializada em Direito Tributário, atuando no escritório Borges Advogados. Sua competência e dedicação à área jurídica foram reconhecidas com sua eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA).
Marilena Winter - possui graduação, mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Direito Privado e Direito das Relações Sociais. Marilena ocupa o cargo de Procuradora do Município de Curitiba, ela também é Professora de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP/PR). Em 2022, foi eleita presidente da OAB Paraná para a gestão 2022/2024.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC