Uma grande e histórica parceria foi firmada com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, na tarde desta quinta-feira (1º). A presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, assinou, juntamente com o presidente do TRE-SC, Desembargador Alexandre D’Ivanenko, e o Juiz Efetivo Eleitoral, Willian Medeiros de Quadros, durante Sessão do Conselho do Tribunal, um Termo de Cooperação entre o TRE-SC e a OAB-SC, com o objetivo de utilizar o SISTEMA E-VOTO, desenvolvido pelo TRE-SC, na eleição de 2024, para a escolha dos cargos da Seccional catarinense e dos cargos das 53 Subseções do Estado.
Essa será a 1ª vez na história que uma parceria com o TRE-SC e a OAB/SC é firmada para um sistema on-line de votação para as eleições da Instituição. O sistema já passou por testes e se mostrou uma ótima ferramenta, que alia ainda mais segurança no momento da votação, agilidade e modernidade.
Segundo o termo assinado, o eleitor apto a votar receberá, até a véspera da eleição, no e-mail previamente cadastrado, o endereço eletrônico (link) para acesso ao sistema de votação. Para votar, o eleitor deverá ter conta ativa na plataforma http://Gov.br e dispositivo com acesso à internet (smartphone ou computador).
"Gostaria de falar sobre a importância da assinatura desse Termo de Cooperação realizado entre a OAB/SC e o Tribunal Regional Eleitoral. Em Novembro, ocorrerão as eleições de toda a OAB de Santa Catarina e pela 1ª vez esse momento ocorrerá em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral. O nosso muito obrigada por nos oportunizar sermos os pioneiros no País e mostrar, mais uma vez, que o Estado de Santa Catarina está sempre na vanguarda e sempre com homens e mulheres fazendo a diferença no nosso Brasil a fora", destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
"Anuncio a retomada dessa importante colaboração, hoje simbolizada com a assinatura do presente termo de cooperação, que viabilizará a eleição em que todos os advogados de todo o Estado de Santa Catarina escolherão seus dirigentes. Tendo a Justiça Eleitoral como parceira institucional para a organização e realização dessa manifestação”, reiterou o presidente do TRE-SC, Desembargador Alexandre D’Ivanenko.
A assinatura também foi acompanhada pelo presidente da CAASC, Juliano Mandelli, o Coordenador de Relacionamento com a Justiça Estadual da OAB/SC, Alexandre Evangelista, a Vice-diretora geral da ESA/SC, Vanessa Barcellos, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Pierre Augusto Fernandes Vanderlinde, o presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB Santa Catarina, Cassiano Stark, desembargadores e advogados catarinenses.
Cerimônia de término do primeiro biênio do Juiz Efetivo Eleitoral do TRE/SC, Willian Medeiros de Quadros
A Sessão também marcou o término do primeiro biênio do Juiz Efetivo Eleitoral TRE/SC, Willian Medeiros de Quadros. O advogado tomou posse como Juiz Titular do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) no ano de 2022, passando a ocupar um dos cargos destinados à categoria Jurista.
"Temos um enorme orgulho em tê-lo aqui no TRE/SC, orgulho da pessoa família que você é, do amigo que você é, mas tem uma qualidade em você que todos aqui mencionaram: a simplicidade no trato. Você é humano, você é amável, você é simples. Consegue trazer para todos que estão muito próximos, harmonia. Eu tenho o privilégio de tê-lo como meu amigo. E hoje é um até breve, uma singela despedida”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
"Agradeço pelo trabalho que vossa excelência fez perante essa Justiça Eleitoral, foi uma grata surpresa. Eu fico muito feliz em ter trabalhado com vossa excelência e lhe agradeço", afirmou o presidente do TRE-SC, Desembargador Alexandre D’Ivanenko.
"Tudo na vida tem um início, meio e fim e o meu fim chegou nessa Corte. Com profunda gratidão e honra encerro o meu mandato como Juiz Eleitoral de Santa Catarina no biênio 2022/2024. O que me resta aqui é só agradecer pela confiança depositada por vossas excelências e o privilégio de servir a Justiça Eleitoral de Santa Catarina. Agradecer a todos os desembargadores do Estado. Agradecer a esta corte eleitoral, todos seus integrantes atuais e aos que já passaram. Espero ter deixado alguma contribuição vossas excelências, pois foi um aprendizado enorme. Eu não só aprendi, mas também tive fontes de inspiração e pude amadurecer com cada um que está presente nesta Corte" salientou o Juiz Efetivo Eleitoral do TRE/SC, Willian Medeiros de Quadros.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC