
Durante o Colégio da Jovem Advocacia realizado pela OAB/SC, realizado na sexta-feira (30) e sábado (31), quatro importantes iniciativas foram lançadas com o objetivo de oferecer mais apoio, qualificação e oportunidades para quem está dando os primeiros passos na advocacia.
Os projetos — 9ª edição do Programa de Mentoria, Foto Profissional Gratuita, SimulAção e ConectAdv – Banco de Oportunidades — integram uma política de valorização da jovem advocacia catarinense, ampliando o suporte institucional e criando pontes com o mercado de trabalho.
Mentoria em todo o Estado: apoio de quem já trilhou o caminho
Em sua 9ª edição, o Programa de Mentoria para a Jovem Advocacia foi relançado com uma proposta ainda mais abrangente: ofertar ainda mais vagas, ampliando a proposta. A iniciativa conecta jovens advogados e advogadas a profissionais experientes da advocacia, promovendo um espaço de acolhimento, troca de experiências e orientação prática sobre os desafios da profissão. A abertura das inscrições para a nova edição acontecerá no dia 30 de junho.
“Mais do que um apoio técnico, a mentoria se propõe a ser um espaço seguro para tirar dúvidas, discutir estratégias de atuação e fomentar o fortalecimento profissional de quem está começando na carreira”, destaca a diretora de Iniciação Profissional da OAB/SC, Isadora Barth.
Foto Profissional Gratuita: presença com qualidade desde o início
Uma das dificuldades mais comuns no início da carreira é investir em serviços básicos, mas fundamentais para a apresentação profissional. Pensando nisso, a OAB/SC expandiu para todo o Estado o serviço gratuito de foto profissional, antes oferecido apenas na Capital.
Agora, todos os nossos advogados no início da profissão, poderão usufruir desse serviço, de forma gratuita e em todas as 53 Subseções, tendo em mãos um material de qualidade para uso em currículos, redes sociais e plataformas de atendimento. “Um gesto simples, mas que representa um passo importante na construção da identidade visual e presença profissional da jovem advocacia”, enfatiza a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC, Maria Eduarda Passos da Silva.
Para a realização das fotos, o(a) presidente da Subseção deverá enviar o pedido e indicar uma data para o agendamento do serviço. A partir disso, será contratado o fotógrafo e convocados os jovens que receberam a credencial a partir do início deste ano até a data marcada para o evento.
SimulAção: prática real para quem quer estar preparado
Outro destaque do Colégio foi o lançamento do projeto SimulAção, uma proposta que oferece imersões práticas em atividades do cotidiano forense. Com eventos híbridos organizados em diferentes regiões do Estado, a iniciativa promove a simulação de audiências, sustentações orais e demais práticas jurídicas, com a participação de magistrados, procuradores e outros profissionais do sistema de Justiça.
Voltado para jovens advogados e acadêmicos de Direito, o SimulAção busca aproximar teoria e prática, preparando com mais segurança os profissionais para os desafios da advocacia. O start oficial do projeto ocorrerá na terça-feira, 3 de junho, presencial na Seccional e via zoom.
ConectAdv: mais oportunidades e proximidade com o mercado
Fechando o conjunto de lançamentos, o projeto ConectAdv – Banco de Oportunidades foi criado para facilitar o acesso da jovem advocacia ao mercado de trabalho. A plataforma on-line permitirá que escritórios e sociedades de advogados divulguem vagas e busquem novos talentos entre os jovens profissionais e estagiários cadastrados.
Com estrutura colaborativa, o sistema será alimentado pelos próprios usuários, garantindo constante atualização e aderência às realidades locais. A proposta é funcionar como uma ponte entre quem busca uma chance de mostrar seu trabalho e quem precisa de apoio jurídico qualificado. Em breve, a plataforma será oficialmente lançada.
Compromisso com o futuro da advocacia
Ao lançar esses quatro projetos, a OAB/SC reforça seu compromisso com a valorização, qualificação e inserção da jovem advocacia no mercado de trabalho. “As iniciativas são fruto da escuta ativa das demandas da classe e da atuação coordenada da Diretoria de Iniciação Profissional e das Comissões da Jovem Advocacia em todo o Estado. Em Santa Catarina, a advocacia que está começando conta com o suporte de uma Ordem presente, inovadora e comprometida com o futuro”, destacou o presidente da Seccional Juliano Mandelli.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Pedro Miranda, também celebrou os novos projetos. “Nosso foco é oferecer suporte real à jovem advocacia, com iniciativas que façam a diferença no dia a dia de quem está começando. Cada um desses projetos tem um propósito prático: preparar, conectar e acolher. A CAASC segue lado a lado com a advocacia em início de carreira, garantindo estrutura, incentivo e oportunidades concretas em todas as regiões do Estado”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC