O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou na quinta-feira (22) o livro "História de Vida volume III - Mulheres do Direito, mulheres no Ministério Público". A cerimônia foi no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. A OAB/SC foi representada no evento pela assessora institucional Silvia Tomelin, presidente da Comissão da Mulher Advogada da entidade.
O livro, produzido pelo Memorial do Ministério Público de Santa Catarina, é resultado de um trabalho de quatro anos e é uma reflexão pioneira sobre a presença feminina no Direito e no Ministério Público. O exemplar apresenta entrevistas com 17 Promotoras e Procuradoras de Justiça e uma Servidora do MPSC que contam sobre a carreira no Ministério Público e como ajudaram a construir a história da instituição.
"O objetivo do livro é mostrar e compreender os desafios que as mulheres enfrentaram, mas sobretudo perceber e registrar a contribuição das mulheres para a instituição e para a Justiça", afirma o historiador Gunter Axt, Consultor do Memorial do MPSC responsável pela organização e condução das entrevistas.
Este é o primeiro livro brasileiro prefaciado pela professora da Universidade das Artes da Filadélfia Camille Paglia, historiadora feminista norte-americana que já foi considerada uma das 100 mulheres mais influentes do planeta. Na obra, Camille sintetiza a trajetória de conquista das mulheres e faz uma representação da mulher jurista e advogada nas artes e no cinema. A ativista é conhecida pela publicação da tese de doutorado Persona Sexuais, em 1990.
Com informações da assessoria de comunicação do MPSC
Assessoria de Comunicação da OAB/SC