A tarde de segunda-feira (11) foi marcada pela entrega de 69 credenciais aos membros atuantes do Sistema Estadual de Fiscalização da OAB de Santa Catarina. A cerimônia de entrega do documento foi realizada no Plenário da Seccional e foi conduzida pela secretária- geral, Maria Teresinha Erbs, que na ocasião representou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
Maria Teresinha lembrou que a credencial é um grande passo para a valorização do trabalho realizado pelos fiscais junto à instituição. “A credencial que entregamos hoje serve para identificar nossos membros da fiscalização com seriedade. A preocupação desta gestão é ter esse olhar humanizado para com aqueles que estão servindo à Ordem. A credencial confere a autoridade dos membros e valoriza o trabalho voluntário de cada um dos fiscais que prestam um importante serviço à sociedade”, destacou.
O encontro de credenciamento abriu a programação do treinamento pelo qual o grupo de fiscalização estadual passará ao longo de dois dias em Florianópolis. Também compuseram a mesa diretiva Marcelo Geiser Duran, coordenador-geral do Sistema de Fiscalização; Pedro Cascaes Neto, coordenador-geral das Comissões; Thiago Degasperin, secretário-geral adjunto e corregedor; e Luciane Mortari, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina.
O presidente da Comissão de Fiscalização e Coordenador-Geral do Sistema de Fiscalização, Marcelo Geiser Duran, ressaltou a importância do trabalho dos fiscalizadores. “Um dos papéis do nosso trabalho é a orientação pedagógica e a fiscalização atuante para coibir futuras atuações profissionais irregulares", salientou.
“O papel da Comissão de Fiscalização é muito importante, pois é nesse espaço que os projetos de atualização e evolução das regras de apuração nascem”, afirmou Pedro Cascaes Neto, coordenador-geral das Comissões.
Já o secretário-geral adjunto e corregedor, Thiago Degasperin, lembrou que a atuação da fiscalização passa pela forma como a imagem da advocacia é vista pela sociedade. “Nós somos os responsáveis pela formação do conceito social da nossa profissão lá fora. Se permitirmos que as atitudes dos maus profissionais perseverem, é assim que nós todos seremos lembrados”, enfatizou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC