Aconteceu nesta segunda-feira (18), a inauguração da Sala do Projeto “OAB por Elas”, em Navegantes, localizada na Delegacia de Polícia Civil da cidade. A inauguração foi realizada pela presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, com a presidente local, Roberta Elisa Corrêa, o presidente da CAASC, Juliano Mandelli, membros da diretoria local, advogados(as) de Navegantes e agentes de segurança.
A Sala Projeto OAB por Elas é um espaço dedicado exclusivamente ao apoio e orientação para mulheres vítimas de violência doméstica. No local, advogados(as) voluntários(as) irão atuar fornecendo assistência jurídica, informações sobre direitos e encaminhamentos para os serviços necessários.
“É com grande alegria e compromisso que hoje nos reunimos para celebrar a inauguração da Sala OAB por Elas, em Navegantes. Esse espaço representa a nossa luta pela proteção e segurança das mulheres em situação de vulnerabilidade aqui em nosso Estado. A parceria entre a OAB/SC e a Polícia Civil tem ajudado a dar um passo significativo na direção de auxiliar essas mulheres, oferecendo um atendimento jurídico gratuito e um local seguro e equipado. Sabemos que essa realidade, infelizmente ainda é uma ferida aberta em nossa sociedade, e é nosso dever, como instituição e como indivíduos comprometidos com a justiça e a igualdade, enfrentar esse desafio de frente”, afirmou a presidente da Ordem, Cláudia Prudêncio.
“O dia de hoje é um marco importante para nossa Subseção. A criação da Sala Projeto OAB por Elas representa um passo significativo em nossa jornada de combate à violência doméstica e de apoio às mulheres que enfrentam essas situações tão difíceis. Essa inauguração marca o início de uma nova fase em nossa luta pela justiça e pela proteção das mulheres da nossa comunidade”, destacou a presidente da Subseção de Navegantes, Roberta Elisa Correa.
“Quanto mais pacificada estiver nossa sociedade, melhor para todos nós, para nossas crianças, para nossas mulheres. Então, eu agradeço de coração essa oportunidade de estar aqui, abrindo espaço na Delegacia para termos a OAB aqui e conseguirmos e fazer com que as nossas mulheres tenham um atendimento melhor”, comentou a Delegada de Navegantes, Patrícia Burin.
“Nós da CAASC temos o compromisso em colaborar com iniciativas que promovam a justiça, a igualdade e o respeito pelos direitos humanos. Esse é apenas o começo de um trabalho conjunto que visa a tornar nossa comunidade mais segura e inclusiva para todas as mulheres. Que a Sala Projeto OAB por Elas seja um exemplo inspirador para outras iniciativas e um instrumento eficaz na garantia dos direitos das mulheres em todo o estado de Santa Catarina”, ressaltou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Sobre a sala
A Sala Projeto OAB por Elas, na Delegacia de Polícia Civil de Navegantes, oferece uma estrutura completa para garantir o bom andamento do trabalho voltado ao atendimento e amparo às mulheres em situação de violência. O espaço está equipado com uma mesa para atendimento, cadeiras, impressora, acesso à internet e até mesmo uma mesinha para crianças, garantindo um ambiente acolhedor e funcional.
O que é a “OAB Por Elas”?
O projeto "OAB Por Elas" é uma iniciativa estadual que visa oferecer apoio jurídico gratuito às mulheres vítimas de violência em Santa Catarina, representando um avanço significativo no atendimento a essas mulheres. A realização deste projeto é possível graças à coordenação das Comissões de Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima e OAB Por Elas, bem como a participação de importantes parceiros, como a Polícia Civil (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e o Poder Judiciário.
O programa teve início em Balneário Camboriú, em 2018. Devido ao seu sucesso, foi expandido para outras Subseções, incluindo agora a inauguração na Subseção de Navegantes. A proposta de ampliar o projeto para todas as Subseções foi apresentada durante o 105º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Santa Catarina, demonstrando o compromisso da Ordem em oferecer suporte integral às mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o estado.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC