Um dos pilares da atual gestão da OAB/SC é a inclusividade e isso se enquadra também no que diz respeito à equidade de gênero. Atualmente, a Seccional catarinense da OAB conta com 49 Subseções divididas pelo Estado e das quais 18 são presididas por mulheres. Gestoras que coordenam com maestria a função na qual foram designadas.
Para dividir um pouco desses ensinamentos e experiências das presidentes de Subseções, a Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC tem promovido uma série de lives ao longo dos meses de maio e junho no próprio perfil do Instagram da comissão, o @comissaodamulher_oab_sc.
O projeto ‘A gestão por elas, Advogadas ‘ bate um papo em forma de entrevista com duas presidentes por live. As entrevistadoras serão, obrigatoriamente, membras da Comissão da Mulher Advogada Estadual ou Presidente de Comissão da Mulher Advogada de Subseção. As transmissões são gratuitas e ocorrem sempre as terças e quintas-feiras, às 17 horas. Para participar, basta seguir o perfil e acompanhar as lives nos horários estabelecidos.
De acordo com a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Rejane Sánchez, dentre tantas ações em prol do reconhecimento das mulheres, a ideia de compartilhar as práticas das presidentes tem sido muito positiva e enriquecedora. “A cada relato novos saberes, mais inspiração e empatia. Uma ação inovadora e efetiva na promoção da igualdade, um valor defendido diuturnamente pela OAB/SC. Somos gratas”, salientou.
Programação
O projeto começou no último dia 22 de maio com a vice-presidente da Seccional, Luciane Mortari e a presidente da Subseção de Joinville, Maria de Lourdes B. Zima. No dia 26 de maio, conversaram a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), Cláudia Prudêncio, e a presidente da Subseção de São José, Herta de Souza. E no dia 28 de maio, a presidente da Subseção de Braço do Norte, Tatiana Della Giutisna, junto à de Caçador, Edianez B. Faoro, conversaram sobre suas vivências.
A próxima live acontece nesta terça-feira (02), com a presidente da Subseção de Videira, Eliane Spricigo e a presidente de Indaial, Franciele Packer.
Na quinta-feira (04), o papo acontece com a presidente da Subseção de Concórdia, Mirian Dallegrave e a presidente de Camboriú, Maria de Fathima C. S. Teles. Na terça-feira (09), o bate-papo será entre a presidente de Joaçaba, Elisângela Schaitel e a presidente de Blumenau, Maria Teresinha Erbs. Para a quinta-feira (11), é a vez da presidente da Subseção de Porto União, Danielle Masnik e de Balneário Piçarras, Cristina Boccasius, conversarem. Na terça-feira (16), serão entrevistadas a presidente de Navegantes, Ana Elisa M. Farias e a presidente de Itapema, Jalusa Mayer Guimarães. Para quinta-feira (18), conversam a presidente da Subseção de Palmitos, Ângela Beutler e a presidente de Xanxerê, Fernanda Oliveira. E finalizam a série de lives, na terça-feira (23), a presidente da Subseção de Garopaba, Maria Isabela C. Sahione e a presidente de Turvo, Patricia Velho da Silva.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC