O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, foi novamente designado pelo CFOAB para ser porta-voz da Ordem na solenidade de posse dos novos dirigentes do TRF4. A cerimônia, realizada de forma híbrida na tarde desta segunda-feira (21), empossou o desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira no cargo de presidente do Tribunal para o biênio 2021/2023. Natural de Florianópolis, Ricardo do Valle Pereira substituiu o também catarinense e desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus.
Representando o Conselho Federal da OAB, bem como as Seccionais do Rio Grande do Sul e Paraná, Horn destacou um importante anseio da classe: a retomada das atividades presenciais no Judiciário.
“Na condição de porta-voz da advocacia e também da sociedade civil, a OAB/SC sempre apoiará a modernização e a inovação do Judiciário. No entanto, sempre reafirmamos a necessidade de privilegiar a humanização, de modo que em tempos digitais, tenhamos sempre uma Justiça com rosto e alma. Enfim, sensível aos dramas do jurisdicionado”, declarou o presidente da OAB/SC.
O desembargador federal Ricardo do Valle Pereira, em seu primeiro discurso como presidente do Tribunal reforçou o compromisso de trabalho e dedicação para cumprir com os serviços prestados. “Agradeço ao presidente da OAB/SC, Rafael Horn, que igualmente conheço há bastante tempo. Fique certo – e estendo esse compromisso aos presidentes da OAB/RS, Ricardo Breier; e da OAB/PR, Cássio Telles – de que continuarei a dialogar com as instituições representativas da nobre classe dos advogados”, afirmou.
Já o desembargador federal Victor Laus, em seu último discurso na presidência do TRF4 no biênio 2019/2021, agradeceu às Seccionais da OAB na Região Sul. Aos presidentes, ele sublinhou “o inestimável diálogo interinstitucional com os parceiros do Tribunal” nos dois anos em que esteve à frente da instituição.
Representatividade
A OAB/SC vem conquistando espaço e representatividade para Santa Catarina no cenário nacional. Essa foi a segunda vez consecutiva que o presidente da OAB/SC ganha a palavra na sessão solene de posse dos novos dirigentes do TRF4. Horn já havia participado, de maneira até então inédita, da cerimônia realizada em julho de 2019. A solenidade foi marcada por ter sido a primeira vez na história que um catarinense assumia a presidência do Tribunal.
Além disso, em abril deste ano, o presidente da Seccional acompanhou a votação que elegeu o atual presidente do TRF4, bem como os desembargadores federais Fernando Quadros da Silva e Cândido Alfredo Silva Leal Júnior para os cargos de vice-presidente e corregedor regional, respectivamente.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC