“Neste ano, quando nos perguntarem qual é o nosso partido, responderemos que o nosso partido é a OAB/SC”, reiterou a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, ao abrir a primeira sessão ordinária do Conselho Pleno no triênio 2022/2024. A reunião realizada de forma híbrida com transmissão ao vivo ocorreu na tarde desta quinta-feira (17), no auditório da Seccional, reunindo conselheiros estaduais de todas as regiões do Estado.
“Será deste Conselho que sairão as decisões que vão fazer a diferença na vida dos advogados e das advogadas que militam na ponta. Quando perguntarem qual é a nossa causa, responderemos que é advocacia. Vamos olhar com carinho para o nosso bem maior, que são os colegas catarinenses. Pois é somente por eles que, todos nós, unidos trabalharemos”, afirmou Cláudia, diante do Conselho Pleno.
O vice-presidente da OAB, Rafael Horn, destacou o fator histórico da sessão. “É um dia de grande emoção, pois temos duas situações históricas para a nossa Seccional. Além de ser a primeira vez que eu discurso desta tribuna como membro da diretoria do CFOAB, será a primeira vez que teremos uma advogada presidindo o nosso Conselho Pleno, dois feitos que são fruto deste trabalho coletivo”.
A cooperação do Sistema OAB/SC em promover os avanços necessários para a advocacia catarinense também foi ressaltada pelo presidente da CAASC, Juliano Mandelli. “Estamos trabalhando com a Seccional para realizarmos a maior campanha de vacinação da história e promovermos, ainda neste ano, ações que levem mais inovação e ofereçam novas oportunidades aos colegas de profissão”.
100 dias de gestão
Os conselheiros estaduais foram apresentados à política de 100 dias de gestão da Seccional nesta quinta (17). A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, elencou alguns dos êxitos alcançados. “Nós começamos com uma excelente interlocução com o Poder Executivo e o Judiciário. Mal assumimos, já conseguimos a liberação de honorários da advocacia, que estavam trancados em janeiro”, observou.
A presidente da Seccional enfatizou ainda o trabalho, que teve origem no âmbito do Conselho Pleno e do Colégio de Presidentes de Subseções, para garantir a dispensa da obtenção de alvarás aos escritórios de advocacia. “É assim que nós manteremos a nossa gestão. Não faremos nada sozinhos, até porque atuamos em nome de todos os advogados e advogadas de Santa Catarina”, frisou Cláudia.
Também participaram da primeira sessão ordinária, do Conselho Pleno da OAB/SC da gestão 2022/2024, o vice-presidente da Seccional, Eduardo de Mello e Souza; a secretária-geral da OAB/SC, Maria Teresinha Erbs; o secretário-geral adjunto da Seccional, Thiago Degasperin; o tesoureiro da Seccional, Rafael Búrigo; a tesoureira adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen; entre outras autoridades da advocacia.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC