Os altos índices de certificação alcançados no primeiro ano de funcionamento da Central de Inclusão Digital - mais de 70% dos advogados catarinenses - foram motivo de comemoração ao longo de toda esta quinta-feira (16). “A Central é, junto com a Procuradoria de Prerrogativas, a aposta mais acertada que fizemos nesta gestão. Além de virar modelo em todo o país, conseguimos minimizar muito o impacto dessa transição do papel para o processo eletrônico”, afirmou o presidente Tullo Cavallazzi Filho, ao receber toda a equipe no gabinete, durante a reunião de diretoria com a secretária-geral Ana Cristina Blasi, a secretária-geral adjunta Sandra Krieger e o diretor-tesoureiro, Luiz Mário Bratti.
Em um ano de atividades, a Central de Inclusão Digital ocupa o quarto lugar no ranking nacional de certificação digital, atrás apenas de Paraná, Mato Grosso do Sul e Amazonas. São 23 postos de atendimentos espalhados pelas subseções e salas dos Fóruns pelo interior do Estado, e um cronograma de trabalho que pretende levar a implantação do sistema a todas as partes de Santa Catarina até o fim do ano e, assim, atingir a meta de 100% nas certificações. “Essa experiência que eles estão adquirindo está nos ajudando a apontar sugestões pontuais para a melhoria do sistema”, disse Ana Blasi. O presidente da Comissão de Direito Digital, José Vitor Lopes e Silva, também visitou o setor para parabenizar pelos avanços obtidos.
A advogada Caiçara Cabral Hack conheceu a Central logo que foi instalada. Desde então, várias vezes recorreu ao setor para tirar dúvidas. "Eu, antes, dependia de uma assistente para lidar com o sistema e hoje faço tudo sozinha. O atendimento daqui não tem igual. Eles têm muita paciência para ensinar. Já resolveram muito pepino para mim. Hoje, podemos dizer até que somos amigos".
Assessoria de Comunicação da OAB/SC