A comitiva da OAB/SC, liderada pelo presidente da Seccional, Rafael Horn, encerrou o dia na Subseção de Fraiburgo nesta quarta-feira (25/11). O grupo, após passar por Videira, finalizou com um compromisso especial: a realização da primeira cerimônia de entrega da Medalha Florisvaldo Diniz e de Jubilamento desde o início da pandemia.
No ato de homenagens, Horn enalteceu as homenagens de jubilamento e da Medalha Florisvaldo Diniz: "Depois de oito meses de pandemia, esta é a primeira solenidade presencial com todos os cuidados sanitários. Entendemos que precisamos nos acostumar com essa nova realidade e precisamos homenagear aqueles que fizeram a história da nossa Ordem dos Advogados do Brasil."
Ainda, o presidente da Seccional reiterou os compromissos da atual gestão com a advocacia da região de Fraiburgo."Agradeço a confiança de cada um de vocês. Vamos celebrar os 30 anos da OAB da Subseção de Fraiburgo em um novo espaço, das prerrogativas, da defesa da cidadania, da defesa da advocacia de Fraiburgo”, anunciou o dirigente finalizando: “Gratidão é a memória do coração. Repito mais uma vez essa frase porque ela serve muito para o dia de hoje”.
O presidente da Subseção de Fraiburgo, Gedson Pagnussatt, reforçou a impotância do evento. "Estamos muito felizes em receber os dirigentes da Seccional e promover essas homenagens especiais para nossa advocacia. Tais atitudes aproximam a Seccional das Subseções e demonstram o reconhecimento também à advocacia do interior do Estado”.
A presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio, enfatizou que "o jubilamento é um ato simbólico e de extrema importância porque o jubilamento é a caminhada do advogado, mostra o reconhecimento da sua pessoa na cidade Fraiburgo", discursou.
Foram homenageados com a Medalha Florisvaldo Diniz os ex-presidentes: Flávio José Martins (1993-1994 e 1995-1997); João Marques Vieira Filho (gestão 1998-2000); Marcos Antônio Maestro Miguel (2004-2006); João Rudinei Beloto (2010-2012); Alisson Soligo (2013-2015); Marilza Laurindo do Prado (2016-2018). O advogado Nelson Tessaro foi jubilado durante a cerimônia.
A iniciativa da atual gestão da OAB/SC de reconhecer quem presidiu as subseções catarinenses é uma forma de valorizar a contribuição voluntária dos profissionais à classe. Em 2019, Horn criou a Comenda Florivaldo Diniz, que foi o primeiro presidente de Subseção da Ordem em Santa Catarina. A medalha presta homenagem aos dirigentes das 49 unidades representativas da Seccional no Estado.
O conselheiro estadual Odair Fernando Drey acompanhou as homenagens.