Jovens advogados e advogadas representantes de todo o Estado se reuniram nesta sexta-feira (10) para a primeira edição do Colégio de Presidentes da Advocacia Jovem da Seccional. Compuseram a mesa de autoridades durante a abertura oficial, o presidente da Seccional, Rafael Horn; o secretário-geral Eduardo Mello e Souza; o conselheiro federal por Santa Catarina, Tullo Cavallazzi Filho; o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC, Arthur Bobsin; a secretária-geral da Comissão Nacional da Jovem Advocacia; Clarissa Cardoso; o conselheiro estadual, Adriano Tavares; a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio; o presidente do OABPrev, Ezair Meurer; o diretor-financeiro do Sicoob Advocacia, Marco Antônio Mendes Sbissa; o e o presidente do IASC, Gilberto Lopes Teixeira.
O presidente da Seccional, Rafael Horn, incentivou em seu discurso a participação dos jovens para enfrentar os desafios do cenário atual. “Provocados por nossas andanças pelo Estado de Santa Catarina viemos hoje trazer o debate, o diálogo, a troca de ideias entre todos, com o único intuito de proporcionar a valorização da advocacia catarinense, que é também a valorização da democracia e isso nos faz estar aqui presentes. Estamos, em conjunto, nesse evento que vai realmente trazer avanços à nossa profissão. Somos hoje um milhão e 300 mil profissionais em todo o país e temos os desafios de criar novas oportunidades para o mercado nacional e de imaginar que a tecnologia está aí e cabe à Ordem se adaptar à essa nova realidade”, enfatizou.
A maciça presença no primeiro encontro da jovem advocacia desta gestão também foi reconhecida. “Nós representamos o sentimento e a demanda dos jovens advogados e advogadas da nossa região. Cada um de nós é a voz de cada Subseção aqui representada. Esse Colégio conseguiu reunir todas as regionais do Estado e meus agradecimentos são para vocês, que viajaram para estar aqui hoje em busca dos interesses e necessidades da nossa classe no interior. A jovem advocacia não é o futuro, mas o presente da Ordem dos Advogados do Brasil”, ressaltou Arthur Bobsin.
Enquanto a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados lembrou que a entidade é parceira da Ordem em todos os projetos em prol da classe. “Esse encontro da jovem advocacia nos mostrará o caminho a ser seguido neste triênio. Sem vocês nós não entenderemos as necessidades dos nossos profissionais que estão ponta. Tenho certeza que sairão daqui hoje grandes ideias. Tenho certeza que nós, através do presidente Rafael e da CAASC, juntos em todo o Estado, faremos destes três anos uma das melhores gestões atendendo o advogado e a advogada catarinense na nossa base, que são vocês jovens advogados” , Cláudia Prudêncio.
E a coordenadora adjunta das Comissões da OAB/SC e também secretária-geral da Comissão Nacional da Jovem Advocacia, colocou a estrutura e os serviços da Seccional à disposição das Subseções. “Todos os órgãos aqui dentro pensam na jovem advocacia. E quero que vocês levem isso com vocês. Saibam que estão participando de uma instituição que reconhece e entende a importância que temos dentro do Sistema OAB. Vocês estão aqui na qualidade de líderes das suas respectivas Subseções e a intenção é fazer também com que o trabalho das Comissões apareça, porque nosso presidente Rafael entende que, de fato, nossas comissões tem o grande papel de chamar a advocacia a integrar a instituição”, Clarissa Cardoso.
Na pauta de debates, que seguem durante todo o dia, estão uma rodada do projeto Conversa com a Advocacia, onde o presidente Rafael Horn apresenta o plano de gestão para o triênio e colhe opiniões para o aperfeiçoamento do projeto. Além disso, integram a programação, apresentações do OAB Prev, Sicoob Advocacia, CAASC e Escola Superior da Advocacia.
Outros temas como ‘Saúde Mental da Advocacia’, ‘Marketing Jurídico Ético’, ‘Defensoria Dativa’, ‘Transmissão de Eventos via Youtube’, e ‘Tabela de Diligências’ também foram trazidos pelos presidentes das Comissões Jovem das Subseções.
Para encerrar, a Comissão Estadual da Jovem Advocacia deve comunicar os projetos da Seccional nesta seara, debater a realização de assembleias itinerantes da Jovem Advocacia, e ainda elaborar o Regimento Interno do Colégio de Presidentes.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC