Na última quarta-feira, no dia 13, a OAB/SC confirmou apoio institucional ao “Lawtech Floripa Hackathon 2018”. O evento, que busca promover inovação no universo jurídico, ocorre de 6 a 8 de Julho na sede no Sebrae/SC, em Florianópolis. A iniciativa é uma realização da Comunidade Empreendedora SC – organização sem fins lucrativos.
O Presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas ressaltou a dedicação da gestão em busca de ampliar os novos nichos de conhecimento da advocacia. “A OAB/SC está de portas abertas para iniciativas dessa natureza e acredita que integração entre profissionais das áreas jurídica e tecnológica contribuirá muito com o cotidiano dos advogados”, disse.
Na mesma ocasião, o membro da Comissão de Direito em Startups e um dos idealizadores do Lawtech Floripa Hackathon 2018, Filipe Senhorinha Rose destacou as expectativas da organização sobre o evento. “O Hackaton tem demonstrado que a competição e estimulo ao empreendedorismo é um método eficaz de desenvolvimento e avanço em determinadas áreas de atividade, dentre elas o universo jurídico. É cada vez mais a importante o investimento em eventos que produzam soluções para problemas enfrentados no dia a dia profissional”, considera.
Inspirado nas maratonas originárias dos EUA (hackatons), o evento acontece por meio de uma competição colaborativa interdisciplinar. Equipes multidisciplinares serão formadas por, no mínimo, quatro pessoas com competências distintas (programadores, juristas, designers e empreendedores) que trabalharão ao longo das 52 horas em ideias inovadoras que apliquem no âmbito jurídico e novas tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain, SmartContracts e Big Data.
Durante a maratona, elas serão submetidas a uma banca avaliadora onde as melhores ideias serão premiadasa. “A premiação, em verdade, além de ser um estímulo ao empreendedorismo, foi pensada para que as equipes vencedoras tenham estrutura e as ferramentas adequadas para dar continuidade aos projetos inovadores desenvolvidos longo da maratona, de modo a entregar à sociedade jurídica a essência do evento”, explica o advogado Sérgio Cemin, membro da Comunidade Empreendedora SC.
A iniciativa é apoiada pela Comissão de Direito em Startups, Comissão de Direito Digital e Comissão de Inclusão Digital e Acadêmicos do Direito, todas da OAB/SC. Também são parceiros o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o Sebrae/SC, a Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e a AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs). Para mais informações, leia também o edital do Lawtech Floripa Hackathon 2018, onde estão detalhadas as regras do evento.
Podem participar advogados, estagiários, estudantes, servidores públicos, empreendedores e inventores em geral e para efetuar a inscrição basta acessar o link. Aparticipação é individuais e cabe a comissão organizadora promover a conexão harmônica do das equipes.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC