Cerca de um milhão de pessoas comete suicídio por ano em todo o mundo. Já no Brasil, o número é 14 mil. Considerado um problema de saúde pública, a campanha Setembro Amarelo vem para conscientizar e prevenir novos casos. Diante dessa realidade, a OAB Santa Catarina vai realizar, no dia 29 de setembro, palestra “Vida que Vale a Pena”, sobre saúde mental, com a jornalista Laine Valgas, apresentadora do programa Jornal do Almoço da NSC/TV. O encontro está marcado para as 19h30, no plenário da Seccional, em Florianópolis.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3QDlU9I.
Conforme os dados da OMS, a estimativa no País é que 38 pessoas cometem suicídio por dia. Para que esse cenário mude, a informação é ainda a melhor forma de ajudar a si próprio e quem sofre desse mal. A palestra com Laine Valgas encerra a programação do Setembro Amarelo realizada ao longo do mês pela Comissão da Jovem Advocacia. A iniciativa faz parte do Projeto Conecta – Comissões em Ação, que está levando conhecimento para advocacia de todo o Estado.
“É de conhecimento que boa parte dos casos poderiam ser evitados com acesso ao tratamento psiquiátrico e às informações corretas. A OAB/SC não poderia ficar indiferente a essa realidade, por isso apostamos que falar sobre o tema, por meio de encontros, como essa palestra, é a melhor alternativa”, enfatizou Cláudia Prudêncio, presidente da OAB/SC.
“Projetos voltados à saúde mental da jovem advocacia catarinense fazem parte do escopo da nossa Comissão. Por isso, ao longo de setembro, estamos realizando uma campanha de conscientização, que será encerrada com essa palestra. Reforçamos o convite aos advogados e advogadas para que prestigiem mais esse grande evento”, destacou Carolina Bianchini, presidente da Comissão da Jovem Advocacia.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC