A Justiça Federal de Santa Catarina, por meio do Juiz Federal Diretor do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, Henrique Luiz Hartmann, enviou um ofício à OAB Santa Catarina, endereçado a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, informando acerca da reabertura da Unidade Avançada de Atendimento de Araranguá em nova sede.
Ainda, segundo o ofício, a UAA funcionará na sala nº 701 do Edifício Infinity Business & Shopping, situado na Avenida XV de Novembro, nº1650, no Centro de Araranguá. O atendimento ao público ocorrerá das 13h às 18h.
“Trabalhamos efetivamente no atendimento deste pleito e graças a excelente interlocução da Prefeitura de Araranguá, com a Justiça Federal, com a OAB/SC e a Subseção de Araranguá, chegamos a uma conquista, que é a instalação da Sede da Unidade Avançada no centro da cidade. É a Justiça, o atendimento à sociedade mais próximo do cidadão e isto não tem preço. Agradecemos o olhar atento da JFSC e a Prefeitura de Araranguá neste pedido”, enfatizou a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio.
"A manutenção da UAA de Araranguá na região central da cidade é uma grande vitória para os jurisdicionados do sul do estado que, assim, tiveram respeitados o acesso ao judiciário em local central, servido por transporte coletivo. Mais uma vez a atuação da OAB/SC, por meio de nossa Presidente Cláudia Prudêncio, contribuiu para garantia da prestação jurisdicional de qualidade, em atenção aos advogados e jurisdicionados de Araranguá e região", ressaltou o coordenador de relacionamento com a Justiça Federal da OAB/SC, Jorge Mazera.
"Termos a Unidade Avançada de Araranguá reabrindo é de grande importância, ainda mais, no centro de nossa cidade, o que era nosso pedido. Agradeço ao Prefeito Municipal de Araranguá, César Cesa, pela atenção neste nosso pedido. A conquista após muito trabalho para a comunidade e advocacia de Araranguá é gratificante", salientou o presidente da Subseção de Araranguá, Wolmar Giusti.
Relembre
A OAB Santa Catarina trabalha para manter a unidade da Justiça Federal em Araranguá operando no centro da cidade desde 2021. Em 2022, as tratativas para que a Unidade Avançada de Atendimento (UAA) de Araranguá retornasse à Comarca seguiram, com um forte trabalho de interlocução da presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, com a Justiça Federal do Estado, na pessoa da diretora do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), juíza federal Erika Giovanini Reupke.
Ainda em 2022, após atuação da OAB/SC em conjunto com a Subseção de Araranguá, a Justiça Federal de Santa Catarina reconsiderou e decidiu pela manutenção da Unidade Avançada em Araranguá, ou seja, o acesso dos jurisdicionados à Justiça Federal na localidade não será prejudicado.
Neste ano, no dia 5 de junho, a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, esteve reunida de forma remota com o prefeito de Araranguá, César Antônio Cesa; com a diretora do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), juíza federal Erika Giovanini Reupke; e com o presidente da Subseção de Araranguá, Wolmar Alexandre Antunes Giusti, para discutir e alinhar os novos passos acerca do novo endereço para as instalações da UAA de Araranguá.
No dia 27 de junho, foi realizada a assinatura oficial do convênio firmado entre Prefeitura de Araranguá, Justiça Federal de Santa Catarina e OAB/SC sobre o novo endereço para as instalações da Unidade Avançada da Justiça Federal da cidade, atendendo por definitivo o pleito da advocacia do Sul do Estado. Na ocasião, o termo foi assinado pelo coordenador de relacionamento com a Justiça Federal, Jorge Mazera, representando a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC