A interlocução da OAB Santa Catarina com o Tribunal de Justiça do Estado segue resultando em melhorias para o atendimento da advocacia e dos jurisdicionados catarinenses. Nesta segunda-feira (24), foi confirmada a construção dos novos Fóruns de Santa Rosa do Sul e Sombrio, assim como a inclusão das Comarcas em projeto de jurisdição ampliada para contribuir com a vazão das demandas na região.
Os anúncios foram feitos pelo presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, durante reunião com a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, que esteve acompanhada por uma delegação da OAB Sombrio. As obras de construção dos Fóruns de Santa Rosa do Sul e Sombrio encontram-se na mesma fase de execução.
“Nós acompanhamos e sabemos o quanto eles [os advogados e advogadas da Subseção] vêm pleiteando, sempre preocupados em melhor atender os jurisdicionados, objetivo tanto do Tribunal quanto da Ordem”, ressaltou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, a respeito da união de esforços para avançar com os pleitos comuns.
Também participaram do encontro: a presidente da Subseção de Sombrio, Monica Costa Caldeira; o conselheiro da Seccional, André Barreto; o conselheiro subseccional, Sandro Bauer; o delegado da CAASC de Sombrio, Reinaldo Pereira; o coordenador de Relacionamento da OAB/SC com a Justiça Estadual, Alexandre Evangelista; o presidente da Comissão de Acesso à Justiça, Cassiano Starck; o presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa dos Honorários, Leonardo Pereima de Oliveira Pinto; entre outros.
Jurisdição ampliada
O TJSC informou ainda que a Comarca de Santa Rosa do Sul será incluída no projeto de jurisdição ampliada que deve equalizar dentro de um ano, de acordo com o Tribunal, os volumes de processos em todas as regiões com Vara única. “Ao invés de ter um juiz cooperado, serão todos os juízes de Vara única. Santa Rosa do Sul vai ceder processos e colegas de outras Comarcas vão ajudar com a vazão das demandas”, destacou o juiz auxiliar da presidência, Rafael Sandi.
“Não importa de onde veio o processo, ele será julgado. Estamos agora estudando ampliar o projeto, equalizando os acervos nas Comarcas com duas Varas”, afirmou o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, antes de reiterar a atenção com a manutenção das estruturas nas regiões que atualmente se encontram com o quadro de servidores completo.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC