As instalações do Fórum Desembargador Wilson Eder Graf, em Navegantes, foram inauguradas na última sexta-feira (13) pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Rodrigo Collaço. Na ocasião, ao ressaltar a importância da nova estrutura do Judiciário, Collaço citou o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, entre as pessoas que reivindicaram a conclusão do espaço para melhor atender a sociedade navegantina, a advocacia e os próprios servidores do Judiciário.
“Um grupo de pessoas lutou e lutou muito tempo para o atingimento desse objetivo (viabilidade do novo Fórum) e entre essas pessoas estava o presidente da OAB/SC, Rafael Horn. Lembro que ele esteve entre os primeiros a me procurar e, insistentemente, nos cobrou um posicionamento sobre o andamento das obras, que estavam há 2% de serem concluídas, e também falou sobre a necessidade da inauguração das instalações para a atuação do próprio Judiciário, advocacia e sociedade”, destacou o presidente do TJSC, que citou ainda a Subseção da Ordem em Navegantes, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Navegantes, Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPE/SC) e a própria magistratura entre o grupo que reivindicou a entrega da nova estrutura.
O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, agradeceu o empenho do TJSC para concluir e entregar a obra. “O Tribunal, por meio do presidente Rodrigo Collaço, sempre esteve aberto ao diálogo, o que é muito importante para o aprimoramento do Judiciário catarinense que, consequentemente, também beneficia a advocacia e, principalmente, a sociedade. A Ordem é grata ao presidente por sempre nos receber e fazer o possível para atender as nossas demandas”, disse.
Representante da Seccional na inauguração, o conselheiro Estadual, Thiago Custódio, também elogiou a atuação e disponibilidade do presidente do TJSC para com a Ordem. “Reconhecemos que a sua gestão ficará marcada pela facilidade de interlocução entre a OAB/SC e o Poder Judiciário. Vossa Excelência em nenhum momento se furtou ao debate e sempre se mostrou muito solícito conosco ao atender as nossas solicitações, como no caso da entrega do Fórum Desembargador Wilson Eder Graf”.
No novo prédio, a OAB/SC vai contar com uma sala de atendimento, iniciativa que agradou a classe. “A inauguração do Fórum também é uma luta da advocacia há mais de 15 anos e essa nova estrutura trará grandes benefícios aos advogados e jurisdicionados. Inclusive, contaremos com uma sala de atendimento aos advogados e advogadas, que será inaugurada no próximo dia 21 de janeiro”, anunciou a presidente da Subseção da ordem em Navegantes, Ana Elisa Mamfrim.
O projeto
O Fórum Desembargador Wilson Eder Graf conta com uma área de mais de sete mil metros quadrados, dividida em térreo e mais três pavimentos, além de um salão de júri com 93 lugares. A obra demandou aporte de R$ 18 milhões.
Com projeto baseado na sustentabilidade, o prédio possui brise soleil nas fachadas para reduzir a insolação direta e a necessidade do uso de ar-condicionado, utilização de luz natural, sistema de ventilação natural cruzada, cobertura verde sobre o salão de júri, e sistemas de reaproveitamento de água e de aproveitamento de luz natural. A unidade também favorece o bem-estar e segurança dos usuários e atende as premissas técnicas voltadas aos portadores de necessidades especiais ou de mobilidade reduzida.
No que diz respeito à segurança, o local também possui sistema de circuito fechado para monitoramento da área interna e externa, além de porta giratória com detector de metais. De acordo com o TJSC, a obra garante à Comarca de Navegantes uma edificação de qualidade, segura, funcional, flexível e com soluções sustentáveis.
Participaram da inauguração do Fórum o diretor do Foro da Comarca de Navegantes, Daniel Lazzarin Coutinho; o prefeito de Navegantes, Emílio Vieira; o presidente do Conselho do Fundo de Reaparelhamento da Justiça, Carlos Alberto Civinski; o representante do MPE/SC, Marcio Gai Vieira; o presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes, Jefferson Machado Macarini; e o deputado estadual, Onir Mocellin.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC