Com o objetivo seguir seu compromisso de interiorização, foi realizada nesta sexta-feira (19), a 1ª Sessão Itinerante do Conselho Pleno da OAB/SC, na Subseção de Chapecó. O evento, preparado pelas lideranças da advocacia do Oeste, Meio-oeste e Extremo-oeste, marcou um importante mais um compromisso assumido e cumprido da atual gestão: o de estar presente e dar as mesmas oportunidades da Capital, a todas as regiões catarinenses.
A Sessão foi conduzida pela presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, juntamente com a presidente anfitriã do evento, Maria Tereza Zandavalli, membros da diretoria da Seccional e da Subseção, conselheiros(as) e presidentes de Comissões.
“Iniciando pelo nosso Oeste, Meio-oeste e Extremo-oeste catarinense, mais uma vez agradecer o carinho, a receptividade, o acolhimento do nosso Oeste catarinense que tão bem nos recebe. Sou suspeita em falar, porque por aqui já estive inúmeras vezes e todas as vezes que aqui estou sou muito bem recebida e acolhida. Fizemos questão de iniciar primeiro aqui em Chapecó para que todos saibam quanto é maravilhoso este carinho do nosso Oeste catarinense”, ressaltou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Aqui em Chapecó a gente tem uma característica muito especial que é, por conta da nossa distância com a Capital é ter aqui forças que trabalham muito unidas pela construção do mesmo propósito. Temos aqui muitos presidentes que trabalharam muito para a gente chegar aqui, neste espaço que está acolhendo hoje, maravilhosamente bem o nosso Conselho Estadual da OAB Santa Catarina. É uma alegria imensa para a Subseção de Chapecó fazer parte deste momento. Que bom que temos aqui esse espaço adequado e condizente com o papel que a advocacia presta à sociedade”, destacou a presidente da Subseção de Chapecó, Maria Tereza Zandavalli.
"Gostaria de dizer da alegria de estar mais uma vez aqui no Oeste Catarinense compartilhando conhecimento e informações. Desejo a todos um ótimo Conselho e dia de trabalho", ressaltou o vice-presidente CFOAB, Rafael de Assis Horn.
“É sobre fazer valer aquilo que a gente falou no início da gestão, na campanha, inclusive, de interiorizar e da força de trazer para a OAB a força de todas as regiões do estado. Então, espero que a estadia de vocês aqui em Chapecó tenha sido feliz, tenha sido agradável, é isso que a gente quer que vocês levem para os vossos lados. Muito obrigado a cada um de vocês por estar aqui conosco”, ressaltou o Secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin, representando todos os diretores da atual gestão.
Na oportunidade, o Conselho Pleno da Seccional tratou de questões internas da Ordem, avançou com o julgamento de processos e prestou contas à advocacia catarinense do que já foi realizado e o que ainda será, neste ano de 2024.
“Terminaremos nossa gestão com quase todas as nossa obras entregues, dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado por tantos outros que já estiveram conosco. Realizamos uma gestão responsável, de muita dedicação e trabalho em equipe. O resultado nao poderia ser outro!", ressaltou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudencio.
Presença da presidente da CCJC da Câmara dos Deputados, Caroline De Toni
Antes das deliberações, a Sessão do Conselho Pleno da OAB/SC contou com a presença da presidente da CCJC da Câmara dos Deputados, Caroline De Toni, também Deputada Federal de Santa Catarina, que expôs aos presentes os projetos de Lei e pautas que estão no âmbito da Câmara e que são pleitos da advocacia.
“É na OAB que todos os nossos anseios, os nossos direitos e a nossa representatividade se faz e é por meio da OAB que a gente consegue cada vez mais reconhecimento e respeito a nossa profissão. Então, desde que assumi como Deputada sempre tive como linha a defesa dos interesses da advocacia e o exercício das prerrogativas dos advogados e também em defender os interesses da nossa classe. Uma demanda que já foi realizada e resolvida, que foi a mesma luta da Dra. Cláudia e do Dr. Rafael que estiveram lá em Brasília para conversar com o deputado Alberto Neto, sobre unificar o PJE no Brasil todo e todos nós sabemos que o Eproc é o melhor software que atende as nossas necessidades. E graças ao esforço da OAB e a nossa interlocução, o deputado Capitão Alberto Neto desistiu desse projeto”, afirmou a presidente da CCJC da Câmara dos Deputados, Deputada Federal de Santa Catarina, Caroline De Toni.
"Essa visita de hoje, demonstra reconhecimento. Isso demonstra respeito a nossa instituição. A OAB Santa Catarina é referência em todo o país e isso é motivo de orgulho para os advogados e advogadas catarinense. São diversas as conquistas graças a nossa otima interlocução. Agradeço muito o trabalho da nossa Deputada, Caroline De Toni e a atenção para com a advocacia", ressaltou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
"Tivemos aí uma semana muito intensa, no âmbito do Conselho Federal. Talvez, na defesa de uma das prerrogativas mais imprescindíveis para o exercício profissional, que é o uso da palavra. E essa luta que foi aqui, que já foi externada inicialmente com a nossa presidente da CCJ, deputada Caroline de Toni, demonstra o quanto estamos conectados com o conceito da democracia. E a OAB tem a obrigação de agir! E para agir, nós vamos agir silenciosamente, de forma estratégica. E quando necessário, em debates políticos, que é o que nós aproveitamos agora, no Congresso Nacional, em relação à sustentação oral, nós faremos um debate político com a responsabilidade que a nossa instituição possui”, comentou o vice-presidente do CFOAB, Rafael de Assis Horn.
Campanha de Vacinação da OAB/SC e CAASC 2024
Foi lançada, também, nesta sexta-feira, a Campanha de Vacinação da OAB/SC e CAASC de 2024. A partir de hoje, até o dia 20 de maio, a advocacia catarinense e seus pais, filhos e cônjuges terão acesso à vacina tetravalente, que imuniza contra o vírus da gripe e seus subtipos: H1N1, H3N2 e tipos de Influenza B. Para fazer sua inscrição e conferir as datas e locais, clique aqui.
Após a realização de inscrição no site, a advocacia encontrará os locais de aplicação da vacinação com horários e dias. A partir disso, os advogados e as advogadas inscritos, e em dia com a sua anuidade, deverão apresentar sua carteirinha CAASC, ou da OAB, no momento da vacinação.
Os pais, cônjuges e filhos (as), acima de cinco anos, também poderão realizar a imunização, após a apresentação de documento comprobatório de relação de parentesco com o (a) advogado (a). O custo para a advocacia será de 30 reais e para dependentes, 60 reais.
“É com grande satisfação que damos início à Campanha de Vacinação da OAB/SC e CAASC deste ano. Em meio aos desafios enfrentados, a saúde e a segurança de nossa comunidade advocatícia continuam sendo e sempre serão prioridade. Convido a todos a participarem desta campanha, garantindo que estejamos todos protegidos e prontos para continuar nossa missão de promover a justiça”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
"A nossa campanha de vacinação inicia hoje e simbolicamente até para reforçar nosso sentimento de interiorização, nosso prestígio por todo o Estado, nós estamos iniciando aqui em Chapecó”, afirmou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Compuseram a mesa diretiva: presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio; vice-presidente da CFOAB, Rafael de Assis Horn; vice-presidente da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza; presidente da Subseção de Chapecó, Maria Tereza Zandavalli; secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin; tesoureira-adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen; Conselheira Federal da OAB/SC, Rejane Sanchez; ex-presidente e membro honorário vitalício da OAB/SC, Maurício Voos; presidente da CAASC, Juliano Mandelli; diretor-geral da ESA/SC, Douglas Dal Monte; presidente do TED, Luciana Mortari; conselheiro federal da OAB/SC, Pedro Miranda; conselheira estadual, Isabela Medeiros; presidente da Subseção de Maravilha, Luciana Fabris; presidente da Subseção de Pinhalzinho, Henrique Schuh; presidente Subseção de Criciúma, Alisson Murilo Matos; presidente da Subseção de Caçador, Douglas Klabunde; presidente da Subseção de Joaçaba, Janaina Barea Corbari; presidente da Comissão de Acesso à Justiça, Cassiano Starck; presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa de Honorários, Pedro Braga e presidente da Comissão Jovem Advocacia, Isadora Medeiros Barth.