O auditório da OAB/SC recebeu nesta quarta-feira, (22) o II Seminário Catarinense de Arbitragem. O encontro teve como intuito de discutir os desafios e perspectivas das estruturas de mediação de conflitos em Santa Catarina. O encontro colocou em debate temas como a Arbitragem Trabalhista; Arbitragem e Poder Judiciário; a importância da Câmara de Arbitragem na Gestão do Procedimento Arbitra e Devido Processo Legal e Arbitragem.
Na abertura do evento, o presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem disse que um dos grandes desafios da comissão era consquitar a criação de uma câmara de Arbitragem em Santa Catarina. “Após muitas tratativas, já podemos revelar que a ACIF vai inaugurar a 1ª Câmara de Arbitragem Institucional de Santa Catarina, ainda em junho desse ano”, informou. De acordo com Mesquita, a Câmara será um será centro privado de soluções de disputas com uma estrutura auto sustentável que irá ter salas, árbitros e funcionários para o gerenciamento e agendamento dos método de resolução de conflitos.
Para o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, os desafios da modalidade ainda existem, porém só a partir do fomento ao conhecimento e estudo da arbitragem a mediação de conflitos por meio da arbitragem ganhará o devido reconhecimento. “Nós não imaginávamos o quão difícil seria administrar o desenvolvimento da arbitragem em Santa Catarina. Mas, temos certeza do potencial desse sistema inovador. Nossa missão institucional é fomentar o tema e hoje nos honra estarmos à frente dessa discussão tão necessária e vanguardista para o meio jurídico”, destacou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC