A Seccional abriu as portas nesta quinta-feira (14) para mais um grande evento: o II Congresso Nacional de Mediação da OAB/SC, uma realização da Comissão de Mediação da OAB/SC, ESA/SC e CAASC. A abertura oficial foi conduzida pelo vice-presidente da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza, que representou a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio.
“Qual é o grande dilema da Justiça, semear Justiça para colher a paz social. É uma plantação muito difícil, é uma colheita mais difícil ainda, e se depender só da jurisdição perdemos tempo, perdemos a paz das almas e nunca semeamos a paz social”, reiterou o vice-presidente da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza.
“Que possamos sempre ter em mente que a mediação é uma forma viável, que deve ser defendida e aprimorada para mediação de conflitos, sem descuidar sempre a presença indispensável da advocacia na solução desses conflitos”, destacou o tesoureiro da OAB/SC, Rafael Búrigo Serafim.
“Todos aqueles dispostos a aprender, a melhorar, a evoluir, e esse é o espirito em que as 111 comissões da OAB de Santa Catarina, que congregam mais de 5.300 advogados que atuam voluntariamente, e já realizaram em um ano e nove meses 180 eventos presenciais”, declarou o coordenador-geral das comissões da OAB/SC, Pedro Cascaes Neto.
"Durante o congresso, realizaremos discussões sobre liderança na resolução de conflitos, explorando estratégias e abordagens inovadoras, com foco no procedimento de mediação no contexto da advocacia, oferecendo insights valiosos através de palestras conduzidas por especialistas. É uma oportunidade incrível de aprendizado e networking. Aproveitem!”, destacou a presidente da Comissão de Conciliação e Mediação da OAB/SC, Juliana Ribeiro Goulart.
“Estamos no mês de setembro, Setembro Amarelo, mês importante. Hoje aqui tenho certeza que por meio da mediação, e vocês são capacitados nesse tema para falar de dores. Tenho certeza de que a mediação vai além de interesses materiais”, comentou Herta de Souza, vice-presidente da CAASC.
A conferência de abertura abordou o tema “Liderança em resolução de conflitos” conduzida por Diego Faleck e Carolina Nalon, além da presidente da mesa, Juliana Ribeiro Goulart. A programação do 1º dia segue até às 18h, com a condução de cinco temas e o lançamento de livros sobre a temática da Mediação.
O evento segue até amanhã, sexta-feira (15), quando serão exploradas temáticas relevantes relacionadas à mediação, como: Advocacia no procedimento da mediação; Mediação e as cláusulas escalonadas; e Ferramentas essenciais para advogar na mediação. Além disso, o congresso contará com certificado de 16 horas/aula aos participantes, emitido pela Coordenação-Geral das Comissões.
Compuseram a mesa diretiva: Eduardo de Mello e Souza, vice-presidente da OAB/SC; Rafael Búrigo Serafim, tesoureiro da OAB/SC; Pedro Cascaes Neto, coordenador-geral das Comissões da OAB/SC; Herta de Souza, vice-presidente da CAASC; Juliana Ribeiro Goulart, presidente da Comissão de Conciliação e Mediação da OAB/SC, Quitéria Péres, juíza de Direito; Dorval Henrique Ferrari, diretor do Núcleo de Solução Alternativa de Conflitos da ESA e Luciane Firmino Savi Pacheco, representando a Federação das Entidades de Conciliação, Mediação e Arbitragem.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC