Começou na manhã desta quinta-feira (26), no auditório da Seccional, a segunda edição do Congresso Nacional de Direito Digital.
Subiram ao palco, para compor a mesa de autoridades da abertura oficial, o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas; o palestrante Coriolano Almeida de Camargo, representando o presidente da OAB/SP; o presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/SC, Salvador Geremias Junior; o coordenador de educação da Comissão de Direito Digital da OAB/SC, Leonardo Cisne; a integrante da Comissão de Direito Digital da OAB/SC, Glacir Medeiros Prade; o presidente da Comissão de Direito e Tecnologia do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), João Paulo de Mello Filippin; e o delegado Edivandir Paiva, presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF).
Em seu discurso, o presidente da Comissão de Direito Digital, Salvador Geremias Junior, fez uma análise da influência digital no dia-a-dia da sociedade e se disse satisfeito com a colaboração da comissão na organização e realização desse evento nacional. “Estamos fazendo história no momento em que qualquer um de nós compartilha algo nas redes sociais com a hashtag Congresso de Direito Digital. Estamos impactando diretamente nas vidas uns dos outros, inclusive, no cotidiano de quem sequer está no evento. Esse é um aspecto global da tecnologia. Cada fala dos painelistas e palestrantes que teremos aqui impactará na vida de todos nós, servindo como incentivos de ação e mudança de comportamentos” disse.
Já o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, apontou para a necessidade de união da classe, especialmente em ano de eleições internas, como 2018. “Nosso risco é ficarmos tão envolvidos com a questão eleitoral e perdermos o foco principal. Estamos aqui por uma realização maior. A missão principal de nossa instituição é a união da classe em torno dos assuntos que nos são mais importantes. Dentre eles, sem dúvida, está o Direito Digital. No cenário atual do país, onde as instituições tradicionais já não oferecem as respostas de legitimidade que as pessoas precisam, e por outro lado, não há ainda novas respostas, estamos construindo esse caminho. Na advocacia essa angústia acontece, em grande parte, pelo advento da tecnologia. Assim, fomentar na classe a preparação pro futuro, que acredito estar fortemente ligado às especialidades, principalmente devido à influência da inteligência artificial, é um desses pilares”, defendeu.
Neste primeiro dia de evento, pela manhã, a abertura foi feita por Coriolano Almeida Camargo e o tema “Proteção de Dados Pessoais. Entre Direito Fundamental e Propriedade”, debatido em mesa formada pelos painelistas Sandra Vilela, Renato Leite, Clarissa Luz e Gustavo Xavier de Camargo.
À tarde estão previstas discussões sobre Lawtechs, com mesa formada por Tamyris Giusti, Marcos Florão, Bruno Feigelson e Alexandre Zavaglia Coelho. Na sequência: “Marco Civil da Internet e Neutralidade de Rede”, com mesa composta por Marly Muller, Pedro Henrique Ramos, Leonardo Cisne e Gisele Truzzi.
Acesse aqui também a programação completa, além dos temas previstos para amanhã, sexta-feira (27), segundo e último dia do II Congresso Nacional de Direito Digital.
Para ver a galeria de fotos do evento, clique aqui.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC