Desde quinta (19) o I Congresso Nacional de Direito Sistêmico movimentou a sede da OAB Santa Catarina. O auditório da Seccional recebeu palestrantes e público de diversos estados brasileiros. Com inscrições praticamente esgotadas, o encontro reuniu grande público em torno de discussões sobre a pacificação e conflitos judiciais e a busca pela resolução de suas causas.
A tarde do segundo dia de evento trouxe um “Diálogo Sobre a Ética no Uso das Constelações” com as presenças da presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC, Eunice Schlieck, da psicóloga e membro-convidada da Comissão Direito Sistêmico da OAB/SC, Sheila Ortiz; do promotor de Justiça de Minas Gerais, Elkio Uehara; da defensora pública de Santa Catarina, Larissa Gazzaneo; do neuropsicólogo Luciano Alves; da juíza de São Vicente (SP) Vanessa Aufiero da Rocha; e da advogada de São Paulo, Luciana Soares Buschinelli.
Outros assuntos também compuseram a programação final. “Os Limites do Direito Ambiental e as Constelações Familiares como Alternativa” foi abordado pela advogada Caroline Ruschel. Enquanto “A Visão Sistêmica no Universo Empresarial” foi tema da participação do neuropsicólogo Luciano Alves. E ainda “A Fenomenologia como Instrumento de Compreensão do Direito” foi explanada pelo bacharel em Direito e terapeuta sistêmico João Gilberto Rodrigues.
“É com muita gratidão que recebemos a todos durante esses dois dias. Foi uma troca de energia e conhecimentos importante entre o público e os palestrantes. Somos a primeira Comissão de Direito Sistêmico do Brasil, mas além do pioneirismo, queremos incentivar as discussões sobre esse tema em diversos níveis em todo o país. A pacificação da justiça e o empoderamento social são de interesse coletivo e os resultados da aplicação dos estudos sistêmicos beneficiam a sociedade como um todo“, agradeceu Eunice Schlieck.
Antes, no primeiro dia, a abertura oficial teve a participação do presidente da Seccional, Paulo Marcondes Brincas. Acesse aqui para ver a reportagem com os detalhes do primeiro dia do I Congresso Nacional de Direito Sistêmico.
Para ver os temas que foram debatidos no período da manhã do segundo dia de Congresso, clique aqui. Já a galeria completa de fotos oficiais pode ser vista neste link.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC