Nesta semana, durante visita ao Sul do Estado, a OAB/SC homenageou 41 advogados e advogadas. Na última quarta-feira (09) as homenagens foram destinadas a 15 profissionais de Criciúma e, na quinta-feira (10), a 26 membros da advocacia de Tubarão, durante solenidades conduzidas pelo presidente da Seccional, Rafael Horn.
“Todos os homenageados inspiraram várias gerações e estão a inspirar, também, o futuro da advocacia de Criciúma e de Tubarão, pois eles deixaram um grande legado à nossa classe. Os jubilados foram desbravadores do nosso ofício, assim como os ex-presidentes agraciados com a Medalha Florisvaldo Diniz, que se dedicaram incansavelmente às subseções. Gratidão e admiração a todos”, agradeceu o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.
Dos 15 homenageados em Criciúma, quatro foram jubilados pelo tempo dedicado à advocacia catarinense e 11 ocuparam a presidência da Subseção da Ordem no município. Os ex-presidentes foram agraciados com a Medalha Florisvaldo Diniz.
Na ocasião, em Criciúma, foram jubilados os advogados Eliane Maria dos Santos de Moraes, Euro Zanuzzo, José Erothides Sommer e Luzia da Silva. Já entre os agraciados com a Medalha Florisvaldo Diniz figuraram João Henrique Bortoluzzi; Helmut Schaarschmidt (in memoriam); Werner Backes; Gundo Steiner (in memorian); Salete Silva Somariva; Guovanni Beneton; Milton Beck; Adriano Pedro Goudinho; Robinson Conti Kraemer; Luiz Fernando Michalak; e Fábio Jeremias de Souza.
Em Tubarão, Celio Costa, Cesário Rogério, Derlio Luiz de Souza, Miguel Ximenes de Melo Filho e Sonia Ximenes de Melo foram jubilados. Marcio Ghisi (in memoriam); Paulo Delpizzo (in memoriam); Francisco Régis (in memoriam); Manoel de Medeiros (in memoriam); Arno Hubbe (in memoriam); Haroldo Silva (in memoriam); Dalton de Menezes (in memoriam); Megálvio Mussi (in memoriam); Roberto Zumbluck (in memoriam); e Alexandre D’Alessandro Filho foram agraciados com a Medalha Florisvaldo Diniz.
Também foram homenageados com a Medalha, em Tubarão, os ex-presidentes da Subseção da Ordem no município, Jairo da Conceição (in memoriam); João Góes Ulysséa; Jorge Volpato; João Paulo Bottencourt (in memoriam); Megávio Mussi Júnior (in memoriam); Évelin Kuerten; Walmor Coutinho; Eduardo Zanini Fernandes; Silvana Zardo; Clésio Moraes; e Erivelton Alexandre Fileti.
Honrarias
A Medalha Florisvaldo Diniz é uma homenagem prestada pela Seccional Catarinense como forma de agradecimento e reconhecimento aos ex-presidentes das Subseções. Florisvaldo Diniz foi o primeiro presidente da OAB/SC e esteve à frente da Subseção de Itajaí no período de 1972 e 1973. Ele se dedicou à advocacia por 60 anos.
A medalha possui a citação “Reconhecimento e homenagem pelo engrandecimento da advocacia catarinense durante o exercício da presidência da nossa subseção”.
Já o Jubilamento é uma honraria prestada pela OAB/SC desde 1987, na época destinada a advogados com 75 anos de idade e dez anos de inscrição na Seccional. Em 1999, o Conselho Estadual alterou os requisitos para 73 anos de idade e 25 anos de inscrição na OAB/SC. Em 2009, o Conselho Federal uniformizou nacionalmente as condições para recebimento da homenagem: 45 anos de inscrição ou 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de contribuição, contínuos ou não.
Presenças
Em Criciúma, marcaram presença na solenidade a diretoria da CAASC, Cláudia Prudêncio (presidente) e Jorge Paixão (secretário-geral adjunto); a diretoria da Subseção, Rafael Burigo Serafim (presidente) e Alisson Murilo Matos (vice-presidente); o conselheiro estadual, Humberto Feldman; a presidente da Comissão de Prerrogativas e de Defesa de Honorários da Seccional, Caroline Rasmussen; a presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa da Subseção de Criciúma , Milly Christie; a direção da CAASC, Ulisses Colombo (delegado) e Rosana Guimarães (fiscal); e o ex-conselheiro estadual, Ricardo Bunn.
Em Tubarão, participaram da solenidade a diretoria da CAASC, Jorge Paixão (secretário-geral adjunto); os conselheiros estaduais, Alexandre Simon e Breno Angioletti; a presidente da Comissão de Prerrogativas e de Defesa de Honorários da Seccional, Caroline Rasmussen; a direção da Subseção de Tubarão, João Batista Blasius (presidente), Camila Garcia de Farias (secretária-geral) e Diógenes de Oliveira (secretário-geral adjunto); o conselheiro subseccional, Thiago Rechia; e a delegada da CAASC/Tubarão, Ana Orige.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC